Ao comprar um apartamento em um prédio novo é fundamental participar da primeira reunião de condomínio. Essa assembleia é importante, tanto para conhecer os moradores do prédio quanto para participar das decisões que serão tomadas.

Neste post, você vai compreender o que deve ser discutido nessa primeira reunião. Também vamos mostrar no que a construtora poderá lhe ajudar nesse processo. O assunto lhe interessou? Então acompanhe o nosso artigo!

Por que você deve participar da primeira reunião de condomínio?

Como você já viu no início do artigo, esse primeiro encontro com os moradores serve para você poder conhecer seus vizinhos, saber as regras do condomínio e reivindicar o que precisa.

É importante ressaltar que nessa primeira reunião é realizada uma assembleia, que institui o condomínio. E somente depois disso que é permitida a mudança dos moradores ou até mesmo alguma reforma nos imóveis.

Quais os assuntos que serão discutidos nessa reunião?

Contratação de novos serviços

Serviços de telefonia, internet, TV a cabo, jardinagem, segurança, entre outros são levados a discussão e deliberação nas assembleias, afinal, muitos desses serviços são oferecidos de forma coletiva, portanto, primeiro o condomínio adere para depois os condôminos fazerem sua adesão.

Melhorias na infraestrutura

As melhorias na infraestrutura são um dos principais assuntos discutidos na primeira assembleia de condomínio. Questões como a colocação de uma cerca elétrica, pintura dos muros, entre outros podem ser levantadas. Estes tipos de assunto, apesar de serem um pouco complicados para os condôminos, pois acarretam despesas, são importantes e precisam ser debatidos.

Eleição do síndico

Na primeira reunião de condomínio é feita a eleição do síndico. As eleições do subsíndico e dos conselheiros dependerão da convenção de cada edifício. Também é feita uma apresentação e aprovada a previsão orçamentária para fazer frente às despesas do condomínio, redigida uma ata e instituído o condomínio para requerer seu Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ).

Criação do estatuto

A primeira reunião de condomínio também serve para criar o estatuto, o qual será muito importante para a diretoria e para todos os moradores do prédio. Só após o estatuto ser aprovado que é possível tomar as decisões mais administrativas.

Regras de convivência

Todo condomínio precisa de regras. Elas podem ser criadas pela primeira diretoria, mas tudo é passível de mudanças e isso deverá ser colocado em pauta, discutido e julgado nas reuniões com os moradores.

Como a construtora pode ajudar nesse processo?

Normalmente, a construtora já entrega algumas regras que devem ser seguidas pelos moradores que participam da primeira reunião de condomínio. Claro, que os condôminos podem alterar esses documentos para que o local de sua moradia reflita suas vontades. A construtora também pode indicar uma administradora para ajudar o síndico no seu dia a dia.

O segredo para conviver bem em sociedade é conhecer e respeitar as regras. Por isso, a primeira reunião de condomínio é tão importante. É nela que você terá a oportunidade de se apresentar aos vizinhos e até reivindicar seus direitos. Portanto, quando comprar um apartamento, não deixe de participar das reuniões com os moradores!

Quer ler mais conteúdos como este? Acesse o nosso próximo post e confira 6 dicas de segurança para quem mora em apartamento!

Mondrian - Horizonte Construtora

 

Deixe uma resposta

Fechar Menu