A série “Ordem na Casa com Marie Kondo” tem feito muito sucesso na Netflix.  Organizando a casa ou o apartamento, as pessoas conseguem transformar as suas vidas com muita inspiração. Para quem ainda não sabe quem é a Marie, ela é uma especialista em organização do lar, uma japonesa que visita residências e em cada uma delas ensina o seu método KonMari para que a família organize a casa.

O método de Marie orienta que apenas os itens de interesse e que trazem alegria devem ser mantidos em casa. Portanto, para que você possa organizar a sua casa utilizando o método KonMari, preparamos este post com algumas dicas sobre o assunto. Quer aprender tudo com a gente e com a Marie Kondo? Então, vamos lá!

Arrume tudo de uma vez só

Livre-se de toda a bagunça quando começar a organizar a casa. Isso é essencial para que a sua residência permaneça organizada.

Separe por categorias e não por cômodos

Quando você guarda objetos do mesmo tipo em lugares diferentes ou arruma um cômodo de cada vez, nunca consegue saber quais os itens que tem e que são iguais. Por isso, separe os objetos por categorias e não por cômodos.

Descarte antes de organizar

Muitas vezes colecionamos objetos que não usamos e que não servem para nada. Por isso, descarte tudo que você não precisa e só depois comece a organizar a sua casa. Desta forma, você verá o quanto de espaço irá economizar!

Dobre as peças de roupas

Para guardar as roupas, dobre-as em formato de retângulo liso. Essa é uma boa maneira de economizar espaços, tanto no guarda-roupa quanto nas gavetas. Além disso, o ato de dobrar obriga você a manusear as peças e desta forma, segundo Kondo, transmite boa energia para cada roupa.

Use gavetas e caixas

As gavetas e as caixas são essenciais para você guardar tudo que precisa. Portanto, utilize-as! Elas também ajudarão a economizar espaço tanto na sua casa quanto no apartamento.

Veja se o que você precisa traz alegria

Quando pegar em qualquer objeto faça a seguinte pergunta: “Isso me traz alegria?”. Caso a resposta seja “sim”, guarde as roupas, os livros ou qualquer tipo de acessório. Se a resposta for “não”, descarte o objeto. Guarde em sua vida apenas o que lhe traz prazer!

Comece por itens de menor importância

Os objetos que têm valor sentimental são os últimos a serem descartados. Isso porque é mais difícil de tomar uma decisão em relação a eles. Portanto, comece a organizar as roupas, depois vá para os livros, a papelada e os itens variados. Por último, separe os itens de apego emocional como presentes e lembranças.

Agradeça sempre

O ato de agradecer faz milagres! Quando você agradece pelo amigo que tem ou pela vida dos seus familiares, você se sente melhor, não é mesmo? Assim acontece com os objetos que fizeram parte do seu dia a dia. Agradeça pelo tempo que eles foram úteis a você e perceberá o quanto esse gesto é importante.

Como você pode ver, as dicas de Marie Kondo servem para serem aplicadas em seu dia a dia. Além disso, organizar a casa é importante para manter o ambiente limpo, tranquilo e feliz!

Já que estamos falando de arrumar a casa, que tal uma mudança de estilo? Para isso, leia o nosso próximo post e inspire-se em 7 estilos de decoração para apartamentos!

Mondrian - Horizonte Construtora

 

Deixe uma resposta

Fechar Menu