Uma das maiores desvantagens de viver em centros urbanos é ter que lidar com a violência. É por essa razão que muitos escolhem morar em edifícios, já que a segurança em apartamento é relativamente maior do que em casas.

Contudo, isso não quer dizer que os moradores de um condomínio ou prédio residencial estejam livres de qualquer perigo da vida urbana. São necessárias algumas medidas para reforçar essa proteção, que devem ser adotadas por todos que vivem no local.

Assim, para lhe orientar nessa questão, elaboramos este conteúdo. Aqui, você vai encontrar 6 dicas de segurança efetivas para aplicar em seu apartamento, edifício e compartilhar com seus vizinhos. Confira!

1. Investir em uma portaria online

Contar com aparelhos eletrônicos na portaria é uma ótima medida de segurança. Por meio de cartões magnéticos, sensores de digitais e porteiros virtuais que reforçam a proteção do edifício, limitando o fluxo de pessoas apenas aos moradores e seus conhecidos.

Com os porteiros virtuais, por exemplo, os moradores conseguem visualizar os visitantes e controlar o acesso deles ao prédio. E caso haja qualquer movimentação suspeita, é possível alertar os canais de emergência sem maiores riscos.

2. Instalar câmeras de segurança

As câmeras de vigilância já são bastante usadas em todos os edifícios residenciais do país, sendo importantes aliados na hora de garantir a segurança daqueles que vivem ali. Os tamanhos, tipo e preços variam muito, mas qualquer modelo mais básico já cumpre a função competentemente.

Os melhores lugares para instalar as câmeras são nas áreas comuns do prédio, como estacionamentos, hall de entrada, corredores, elevadores e outros locais onde não é possível realizar um monitoramento detalhado e constante. Os imóveis mais novos já contam com esse sistema instalado.

3. Providenciar alarmes

Mais uma maneira de garantir a segurança no apartamento e em todo o edifício é por meio da instalação de alarmes. Apesar de serem mais comuns em estabelecimentos comerciais, é importante ter um alerta sonoro protegendo a residência de assaltos e invasões.

Uma grande vantagem desse aparelho é que muitos deles são equipados com um botão de pânico, o qual aciona as autoridades em caso de perigo ou emergências. Os alarmes possuem um ótimo custo-benefício, são altamente portáteis e podem ser instalados em qualquer lugar estrategicamente.

4. Ter boas fechaduras

Algo que diversas pessoas acabam negligenciando é a qualidade de suas fechaduras. Investir em uma boa tranca, com boa resistência pode ser o elemento principal que protegerá o seu apartamento de um arrombamento. Portanto, não deixe esse item de lado e nem economize na hora de comprá-lo. Preze sempre por maçanetas e fechaduras de alta qualidade e de empresas conceituadas.

5. Engajar os vizinhos

Não basta que só você e sua família se preocupem em aumentar a segurança no edifício em que mora. É necessário que todos os outros moradores pratiquem as medidas cabíveis para tal. Procure conversar com eles, compartilhe o que você tem feito para aumentar a proteção do local, além de explicar quais comportamentos ajudarão nessa tarefa.

Peça-lhes para instruir as crianças a não deixarem estranhos entrarem no edifício, solicite ao síndico uma reunião de condomínio caso existam muitas pessoas vivendo no prédio, para facilitar o contato. Manter o edifício livre de perigos é um interesse de todos.

6. Exibir a proteção

Para complementar todas as medidas que citamos até aqui, divulgue que a sua residência e o prédio em que vive está em constante proteção. Use adesivos, broches ou placas para mostrar que o local possui um bom sistema de segurança e que todos estão em alerta para qualquer anormalidade.

Isso pode parecer algo sem importância, mas avisos como esses desencorajam possíveis invasores, já que tais sistemas se apresentam como obstáculos e tornam o arrombamento mais difícil. Portanto, cole as etiquetas ou qualquer outro aviso em lugares bem visíveis para afastar os mal-intencionados.

Bom, agora que você já sabe o que fazer para aumentar a segurança em seu apartamento, confira este outro post sobre como a automação residencial pode melhorar sua qualidade de vida! 

https://materiais.horizonteconstrutora.com/mondrian

 

Este post tem um comentário

Deixe uma resposta

Fechar Menu