Vender um imóvel financiado é algo cada vez mais comum. Quem comprou uma casa ou um apartamento há mais de cinco anos, se beneficiou, com a valorização nos últimos tempos. Mas como vender um imóvel financiado?

Bem, essa é a pergunta que vamos responder ao longo deste post. Nele, também vamos falar qual é o procedimento para receber o valor à vista do novo comprador, como esse procedimento funciona e quais as dicas para que tudo saia conforme o combinado. Se você se interessou pelo assunto, continue com a gente e confira o nosso artigo!

Como você pode vender um imóvel financiado?

Há duas formas de tramitar a venda de uma casa ou apartamento financiados. Uma é quando a compra desse bem é feita com o pagamento à vista e a segunda maneira é através de outro financiamento. No caso da compra de imóvel com pagamento à vista, o próprio vendedor é quem deverá quitar a pendência do financiamento com o banco, com o valor que receberá do comprador.

O proprietário do imóvel deve avisar ao banco que deseja quitar o financiamento e o banco é quem fará o cálculo do saldo devedor, com juros, taxas e emissão de boleto. Com o valor recebido do comprador, o proprietário pagará o boleto. Neste caso, o banco é quem emitirá um termo de quitação, para que você como proprietário possa tramitar a baixa no gravame de Alienação Fiduciária junto ao Registro de Imóveis.

Com isso, você terá total direito sobre o imóvel e poderá registrar uma nova escritura pública de compra e venda, transferindo o bem para o comprador.

Quanto a comprar o imóvel utilizando um novo financiamento, este processo envolve o vendedor, o comprador e os bancos das duas partes interessadas no assunto. O proprietário também deverá avisar ao banco que deseja vender seu imóvel.

Já o banco do proprietário será o responsável por calcular o saldo devedor com juros e taxas. Por fim, será feito um contrato de compra e venda a ser firmado pelo proprietário, comprador e o banco do comprador, que fará o novo financiamento.

O banco deverá inserir uma cláusula no contrato concedendo a quitação do imóvel ao proprietário. Esse novo contrato deve ser assinado e registrado no Cartório de Registro de Imóveis e com isso, poderá dar baixa do gravame, fazer um novo financiamento e averbar a nova Alienação Fiduciária.

Qual é o procedimento para receber o valor à vista pela compra do imóvel?

Para receber o valor à vista pela compra do imóvel ou até mesmo parcelado (sem financiamento), a quitação deverá ser feita com o vendedor. Para isso, será necessário que ele próprio quite o saldo devedor com o banco. O procedimento deverá ser feito da seguinte maneira:

  • Você como vendedor deverá entrar em contato com o banco e informar que deseja quitar o financiamento;
  • O vendedor quitará o boleto com o valor recebido pelo comprador;
  • O banco emitirá um termo de quitação que deverá ser levado ao Registro de Imóveis para dar baixa no gravame da Alienação Fiduciária;
  • Após dar baixa da Alienação Fiduciária serão liberados os gravames da matrícula.

Quais as dicas para vender um imóvel?

  • Esteja em dia com a documentação do imóvel;
  • Observe a promessa de compra e venda;
  • Veja se o comprador terá condições de arcar com o preço combinado;
  • Verifique quanto terá que pagar ao corretor de imóveis.

Agora que você já sabe que é possível vender um imóvel financiado, será mais fácil você adquirir outros imóveis, não é verdade? Siga as nossas dicas e compre imóveis construídos com qualidade.

Quer ser um expert em investimentos imobiliários no sul de Minas Gerais? Baixe o nosso e-book e aprenda tudo sobre o assunto!

Deixe uma resposta

Fechar Menu