A vistoria é uma das etapas mais importantes no processo de aquisição de um imóvel, apesar de, muitas vezes, não ser tão levada a sério assim tanto por quem está vendendo ou alugando quanto por quem está comprando ou será o novo inquilino.
Uma boa vistoria é mais do que um protocolo a ser seguido: é também uma forma de evitar problemas, garantir o bem-estar de quem viverá ali e manter boas relações com o antigo proprietário/locador.
Portanto, se você está prestes a adquirir ao alugar um imóvel, aqui estão 6 itens aos quais você deve prestar atenção durante a vistoria.
1 – Manchas, rachaduras e/ou infiltrações nos pisos e paredes
Começando pelos problemas mais aparentes e, também, os mais sérios da lista. Manchas, rachaduras e infiltrações não são apenas aspectos estéticos que podem incomodar o futuro morador, mas também representam um risco à segurança do imóvel. Se estes problemas forem identificados pode até ser o caso de procurar por outro lugar para morar.
2 – Verifique se está tudo certo com os pontos de energia
Sempre que possível, tente solicitar que a energia esteja ligada quando a vistoria for realizada. Teste todos os interruptores e tomadas. Afinal de contas, ninguém quer viver em uma casa onde as luzes não funcionam ou onde os aparelhos eletrônicos não possam ser ligados. Caso não seja possível verificar esses aspectos durante a vistoria e você note problemas depois, notifique o proprietário, a construtora e/ou a imobiliária em questão.
3 – Confira as dobradiças, trancas, travas e as portas e janelas de correr
Abra, feche, gire, tranque e destranque tudo. Podem parecer detalhes sem importância, mas podem tornar seu dia a dia no imóvel bem incômodo se problemas com esses itens não forem resolvidos. Em muitos casos o problema pode ser solucionado só com um pouco de óleo peças metálicas, mas, em outros, talvez seja necessário trocar algumas partes.
4 – Observe os pontos de hidráulica
Ninguém consegue viver sem água, não é mesmo? Faça questão de abrir as torneiras e de acionar as descargas para ter certeza de que tudo está funcionando normalmente.
5 – Confira se os pisos e azulejos estão em seus devidos lugares
Esse aspecto é fácil de perceber, mas exige atenção. Fique atento para pisos ou azulejos soltos. Em boa parte das vezes será possível recolocar peças soltas com um pouco de argamassa mas, se houver partes quebradas ou rachadas é preciso verificar a disponibilidade de peças iguais/sobressalentes para substituir o que foi danificado.
6 – Atenção aos componentes feitos de madeira
Pisos de taco, carpete de madeira, portas, armários e outras peças em madeira podem ser danificados pela umidade, descolarem ou lascarem facilmente. Esses são os problemas normalmente mais difíceis de reparar dependendo do caso, e ninguém quer a responsabilidade de arcar com esses custos depois de já estar morando em um lugar.
E lembre-se: sempre que possível, solicite uma vistoria particular com um profissional de sua confiança para garantir que tudo estará dentro dos parâmetros que você necessita para viver com qualidade.