As invenções que envolvem a tecnologia residencial não param de surgir. A cada ano, novos aparelhos e dispositivos automatizados são comercializados, todos com o intuito de simplificar as tarefas que temos que realizar no dia-a-dia.

Mas, os benefícios que envolvem essas inovações tecnológicas não se limitam apenas ao aspecto prático; é preciso aproveitar ao máximo cada uma delas, pois suas particularidades contribuem, e muito, para melhorar a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas.

Portanto, para que você possa conhecer um pouquinho mais sobre as novidades da tecnologia para residências, foi que elaboramos o conteúdo de hoje. Continue acompanhando e descubra como elas podem melhorar a sua rotina!

Automação residencial

Acompanhando as últimas tendências das casas inteligentes, está cada vez mais comum nos depararmos com casas e apartamentos automatizados. O objetivo da automação residencial é transformar a sua casa em um lar inteiramente conectado com as mais novas tecnologias de otimização de tarefas, proporcionando aos moradores mais segurança, conforto e bem-estar.

Quando você automatiza a sua residência — seja por meio da integração de áudio, vídeo, biometria ou controles remotos —, as ações de fechar cortinas, apagar e ligar luzes, regular a temperatura do ambiente, monitorar cômodos, entre outras, são programadas e executadas com um único comando. É da integração de diversas atividades por meio da tecnologia que se trata a automação residencial.

Captação de energia solar

Certamente você já deve ter ouvido falar na captação da energia do Sol por meio de um painel solar. Mas, aqui você entenderá como essa tecnologia funciona e para que ela serve.

Em suma, esse painel solar reage de tal forma à luz do Sol que passa a produzir energia elétrica.

Isso ocorre devido a um inversor presente no painel, que é responsável por converter a energia solar coletada em energia elétrica. Mas para onde essa energia elétrica produzida vai? Para a sua casa.

A energia passa direto pelos quadros de luz do painel e é redirecionada para a sua residência, a qual alimentará qualquer aparelho eletrônico que você possui e necessita de energia para funcionar, como computadores, TVs e quase todos os eletrodomésticos e eletroeletrônicos. A maior vantagem é a economia na conta de luz no fim do mês gerada pela energia solar.

Fechadura digital

Outra grande inovação da tecnologia residencial é a fechadura digital. Se hoje já existem carros que não precisam mais de chaves para serem ligados, porque não aplicar essa mesma tecnologia em sua casa, não é mesmo?

A novidade é que, por meio de um aplicativo em seu smartphone integrado com a fechadura da sua residência, você consegue abrir e fechar todas as portas da sua casa somente com o arrastar dos dedos na tela do celular.

A conexão é feita via bluetooth, no qual ainda existe a funcionalidade de programar a fechadura para se destrancar somente quando a sua presença for notada no ambiente.

Portaria virtual

Uma das maiores funções das portarias virtuais é aliar a redução de custos de serviços com o aumento do nível de segurança.

Todo o conceito é bastante simples: a tecnologia consiste em substituir porteiros presenciais por uma vigilância remota que é responsável por abrir e fechar portões e garagens, além de monitorar a casa ou condomínio durante 24h, por meio de câmeras conectadas à internet.

Ao substituir o porteiro pela portaria virtual, o edifício ou residência consegue reduzir os gastos do condomínio em mais de 50%, já que para manter esse serviço basta pagar uma pequena mensalidade à empresa prestadora.

Iluminação inteligente

Seguindo o mesmo princípio da automação residencial, a iluminação inteligente é um recurso tecnológico que chegou para simplificar tarefas e economizar nas despesas da casa, além de proporcionar mais comodidade para os moradores.

Por meio de comandos remotos, você consegue controlar os momentos em que as luzes de cada cômodo da residência serão acendidas ou apagadas. Por exemplo: em um dia em que você terá que passar todo fora de casa, existe a possibilidade de desativar a rede elétrica dos cômodos, programando-a para reativar somente quando você retornar.

Para fazer isso, apenas um celular conectado à internet, e que esteja integrado com a sua casa, é o suficiente. Você consegue ainda ligar e desligar todas as luzes ao mesmo tempo e em determinados períodos do dia.

O cenário da tecnologia residencial é bastante promissor. Como as novidades tecnológicas estão em constante evolução, a previsão é que haja um crescimento de 79 bilhões até 2022!

Ou seja, em apenas quatro anos, é possível que existam quase 80 bilhões de aparelhos novos, todos com o objetivo de proporcionar mais qualidade de vida e comodidade para você e todas as outras pessoas que optarem por esse investimento.

Gostou do artigo? Então não deixe de compartilhar este post em suas redes sociais, mostrando aos seus amigos quão antenado você está nas inovações tecnológicas para residências!

https://materiais.horizonteconstrutora.com/mondrian

Deixe uma resposta

Fechar Menu