Manter uma casa ou um apartamento em um bom estado de conservação exige muito mais do que aquela limpeza semanal que fazemos para expulsar a sujeira do dia a dia. Engana-se também quem pensa que cuidar do imóvel é apenas uma preocupação estética. Com algumas atitudes simples é possível deixa-lo bem arrumado, além de garantir a sua segurança.

Então, se você achava que só passar o aspirador de pó era suficiente, está na hora de mudar de ideia. Aqui estão 5 cuidados para manter seu imóvel sempre em bom estado.

Não deixe os pequenos reparos para depois

Um piso que precisa ser trocado, uma parede que começou a descascar, uma tomada que parou de funcionar… Esses são problemas absolutamente normais em um imóvel e podem acontecer com todo mundo. Mas nada de deixar pra amanhã o que se pode fazer hoje. Ignorar essas coisinhas pode fazer com que elas se tornem uma grande dor de cabeça.

Saiba enxergar os sinais do imóvel

Praticamente uma continuação do item anterior, saber enxergar os sinais do seu imóvel é indispensável para conserva-lo. Nada começa de repente. Uma fissura pequena pode evoluir para uma rachadura, uma manchinha na parede por se tornar uma infiltração. É melhor cuidar dessas coisas enquanto ainda é fácil resolver.

Utilize constantemente as funções do imóvel

Pode até parecer estranho, mas uma das melhores formas de cuidar de uma casa ou apartamento é… bom, utilizando aquele espaço. Um vaso sanitário cuja descarga não foi ativada por muito tempo, uma torneira que não tem disso aberta ou até mesmo uma lâmpada que não tem sido acesa podem aos poucos irem perdendo suas funções e deixando o imóvel em estado de abandono.

Principalmente no caso de construções que não estão sendo ocupadas é importante realizar visitas constantes para garantir que tudo ainda está funcionando.

Troque determinados itens regularmente

Todo mundo sabe quando precisa trocar uma lâmpada porque ela simplesmente para de funcionar, certo? Mas alguns outros itens da casa nem sempre dão sinais tão óbvios de que precisam ser trocados. Um chuveiro pode estar fazendo você gastar mais energia, um ralo pode estar precisando de uma boa limpeza, as maçanetas das portas podem melhorar com um pouco de lubrificação… sempre dá para melhorar alguma coisa. É importante também conhecer a data de validade dos componentes que estão sendo empregados na sua casa. Alguns deles podem representar um risco sério à sua segurança se utilizados depois da validade.

E, é claro, mantenha tudo limpo

Como nós dissemos lá no início, aquela limpeza semanal para tirar a sujeira do dia a dia, apesar de necessária, não é suficiente. Uma limpeza mais pesada é sempre bem vinda. Você não precisa fazer aquela faxina intensa toda semana, mas pelo menos uma vez a cada um ou dois meses já pode fazer toda a diferença. E convenhamos: todo mundo gosta de uma casa limpa e arrumada, não é mesmo?

Gostou das nossas dicas? Então talvez você também se interesse pelo nosso artigo “Restauração de imóvel: quando ela é necessária e qual sua diferença para uma reforma?”

Deixe uma resposta