A decoração da nossa casa ou do nosso apartamento muitas vezes diz muito sobre nós. Por isso é sempre interessante buscar um estilo que traduza a sua personalidade. Além disso, quem não gosta de chegar em casa e encontrar um lugar pensado de acordo com os seus gostos?

Se você gosta de uma decoração mais refinada, com objetos únicos e charmosos esse post foi feito pra você! Já demos algumas dicas de decoração aqui no blog, e hoje é a vez de falar do estilo vitoriano, inspirado nos palácios da monarquia britânica da Rainha Vitória. Continue acompanhando nosso artigo para saber tudo sobre esse estilo.

O que é o estilo de Vitoriano

Como o próprio nome sugere, o estilo vitoriano tem influências do período monárquico inglês da Rainha Vitória. Por isso, não é surpresa para ninguém que essa tendência em decoração esbanja elegância e requinte. Mesmo se tratando de um viés mais antigo é sempre possível traduzir a essência vitoriana para dentro de casa com alguns toques aqui e ali.

Esse estilo valoriza detalhes, ornamentos e busca construir atmosferas mais acolhedoras por meio dos móveis, das cores e dos materiais utilizados. Confira a seguir alguns elementos que você pode incorporar à sua casa ou apartamento se deseja adotar essa decoração.

Cores

A decoração vitoriana possibilita o uso de uma extensa paleta de cores, desde que combinadas da maneira certa. Entre as cores claras mais usadas estão: branco, creme, azul claro e cinza claro. Já as cores escuras mais usadas costumam ser: preto, marrom, púrpura, verde escuro, vinho e azul marinho. Detalhes em dourado e prateado também são sempre valorizados, e você sempre pode incluir mais cores desde que saiba utilizá-las a seu favor.

Iluminação

A iluminação na decoração vitoriana preza por janelas amplas que permitam a entrada de bastante luz nos ambientes. Já a iluminação artificial pede elementos bem trabalhados, como lustres, abajures e luminárias bem ornamentados, muitas vezes cromados ou dourados, que tragam uma sensação de acolhimento para o cômodo.

Objetos

Esse é mais um dos pontos chave do estilo. Os objetos na decoração vitoriana sempre carregam elegância e sofisticação. Abuse de cadeiras estofadas, tapetes com estampas, espelhos e quadros com molduras bem trabalhadas, móveis em madeira entalhada e vasos decorativos. Além disso, alguns objetos vintage também podem ajudar a compor a atmosfera vitoriana desejada.

Materiais

Por fim, alguns materiais também acabam sendo recorrentes nesse estilo. Papéis de parede com estampas floridas e discretas, molduras no teto e nas paredes, madeiras escuras e bem resistentes, tecidos nobres e metais bem trabalhados. Tudo isso ajuda a compor um aspecto mais refinado para o ambiente.

Agora você já sabe como deixar sua casa como um verdadeiro palácio do período vitoriano. Gostou do post? Então talvez você também vá gostar do nosso artigo “Inspire-se nos imóveis das séries americanas”.

Deixe uma resposta

Fechar Menu