Se você deseja conquistar o lar dos seus sonhos, já deve ter pensado nas formas para adquirir o seu imóvel. No entanto, saiba que muitas pessoas têm dificuldades para saber o que é mito ou verdade na hora de adquirir a propriedade. Isso acontece porque no ramo imobiliário há burocracias e complexidade, e por isso, é importante conhecer os mitos e as verdades sobre a compra de imóvel.  

Portanto, neste post, preparamos uma lista com 7 exemplos desses mitos e verdades. Neste artigo, você vai tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto. Ficou interessado em nosso tema? Então, confira o nosso post!

1. Toda pessoa pode financiar a compra de imóvel

Mito. Nem toda pessoa pode financiar a compra de imóvel. Lembre-se que para adquirir uma casa ou apartamento, o banco fará uma boa análise de crédito do futuro comprador e irá verificar os riscos que terá ao liberar um empréstimo tão elevado. No caso de uma construtora, ela tende a ser mais flexível para quem deseja um imóvel na planta.

Já os bancos, além de burocráticos, não liberam o financiamento do valor total da unidade habitacional, o que faz com que o comprador precise dar uma boa entrada em dinheiro. E você sabe que dispor desse valor, é um grande obstáculo para muitas pessoas que desejam adquirir o seu imóvel próprio.

2. Achar o imóvel ideal é muito trabalhoso

Verdade. Muitos imóveis ainda não têm a documentação correta. Para você fechar uma compra de imóvel é necessário que a casa ou o apartamento tenham os documentos em dia. Caso contrário, o financiamento será recusado. Além disso, o próprio bem também garante que as parcelas do financiamento sejam pagas. Portanto, ele deve estar em bom estado e ter condição de ser habitado.

No entanto, se você não deseja ter muito trabalho para adquirir o seu imóvel ideal, procure por novas construções. Com o imóvel na planta, o financiamento ocorre mais facilmente.

3. Não é necessário não se preocupar com o histórico da construtora

Mito. Você teria coragem de fazer o maior investimento da sua vida em um imóvel que foi mal construído? Por isso, é necessário se preocupar com o histórico da construtora. Procure por aquela que tem boa avaliação no mercado. Veja os empreendimentos que ela já construiu e tente localizar um cliente para saber o que achou do atendimento e de todo o tratamento. Invista em seu sonho, mas tenha sempre os pés no chão.

4. Imóveis construídos em um terreno com torre de transmissão são perigosos

Verdade. As torres de transmissão podem afetar a saúde das pessoas por causa da radiação eletromagnética dos equipamentos. Além disso, a torre desvaloriza o imóvel e também o condomínio.

Aqui vale ressaltar que um empreendimento localizado próximo a uma torre – com recuos calculados por especialistas – não são problemáticos, pois antes da construção há todo um estudo de viabilidade e segurança quanto ao terreno.

5. É possível obter crédito antes de escolher o imóvel

Verdade. É possível entrar com o pedido de financiamento antes de você escolher o imóvel que vai comprar. Se aprovado, você receberá do banco uma carta de crédito que tem uma validade de três meses. Isso é importante, pois garantirá que você tenha o dinheiro necessário para a compra do imóvel.

6. Um imóvel pronto é sempre mais vantajoso que um na planta

Mito. A valorização de um imóvel adquirido na planta pode ser 30% maior em relação aos outros tipos de investimentos. Além disso, você pode utilizar o tempo da construção do seu apartamento para pagar as parcelas da entrada do financiamento e, depois, com as chaves na mão, começar a quitar o saldo financiado.

7. Imóveis sustentáveis não custam mais caro

Verdade. Os imóveis sustentáveis não custam caro. Pelo contrário, você deve pensar no seu custo benefício. Pense a longo prazo. Quanto você irá economizar ao adquirir uma casa ou apartamento que lhe dê condições de economizar água ou energia, ou que foram feitos com materiais sustentáveis e duráveis? Portanto, vale a pena pensar em um imóvel sustentável, afinal, você aproveitará as vantagens do empreendimento, não é verdade?

Como você pode ver, há vários mitos e verdades sobre a compra de imóvel. Agora que você conhece alguns deles, ficará mais tranquilo para fazer um financiamento imobiliário, não é verdade?

Gostou do nosso post? Leia o próximo artigo e confira um passo a passo para você comprar o imóvel ideal!

Deixe uma resposta

Fechar Menu