Mais do que uma simples casa ou apartamento, o seu imóvel é também o seu lar. E nada melhor do que deixar o nosso lar com a cara da gente. A melhor maneira de fazer isso é agregar detalhes na decoração que reflitam a personalidade que você quer que a sua casa tenha.

Se você deseja adotar um visual que é ao mesmo tempo rústico e arrojado, então a decoração industrial é perfeita para você. Confira a seguir o que é e como trazer elementos desse estilo para sua casa ou apartamento.

O que é o estilo industrial

Esse estilo surgiu em Nova Iorque, por volta dos anos 1950, quando se popularizou o costume de adaptar galpões industriais em lofts residenciais. Mesmo existindo já há algumas décadas, esse tipo de decoração nunca foi tão atual. Trazendo diversas características desses ambientes, desde os materiais utilizados na construção até as cores e a iluminação, o estilo industrial é ideal para quem quer um lugar sofisticado e aconchegante.

Características da decoração industrial

  • Cores

As cores são um dos aspectos mais importantes nesse estilo de decoração. A paleta é composta predominantemente por tons mais sóbrios como cinza, preto, branco e tons terrosos. No entanto, sempre é possível incluir um pouco de cor em alguns móveis e objetos.

  • Materiais

Assim como a paleta de cores, os materiais utilizados em ambientes industriais também são um elemento primordial nesse tipo de decoração. É comum o uso de cimento, concreto, paredes de tijolos à mostra, metais (muitas vezes por meio de tubulações e canos aparentes), madeira rústica (como de demolição), entre outros. Para contrapor esses materiais é interessante empregar elementos mais leves na decoração, como madeiras mais nobres e claras, tecidos macios e até mesmo um ou outro objeto vintage.

  • Iluminação

Com janelas amplas, esse estilo preza por espaços bem iluminados. Já a iluminação artificial fica por conta de luminárias pendentes e lâmpadas à vista que trazem um charme especial para os ambientes, principalmente se trouxerem detalhes aramados ou em metais como cobre por exemplo.

  • Móveis e Objetos

Os móveis e objetos são os responsáveis por acrescentar algumas cores mais vibrantes à decoração, mas cuidado pra não exagerar! Sinta-se livre para incorporar quadros e pôsteres com molduras mais simples, detalhes em neon, cadeiras e banquetas coloridas ou de metal, almofadas de tecidos variados, plantas, ou outros elementos que você ache que possam combinar com o restante da decoração.

Dê preferência a ambientes amplos que conectem um cômodo ao outro. A decoração industrial valoriza mais ainda esses lugares.

Agora que você já sabe como adotar esse estilo, leia o nosso artigo sobre “7 estilos de decoração para apartamentos”.

Deixe uma resposta

Fechar Menu