O ramo imobiliário é um segmento do mercado muito promissor para investimentos. No geral, é um setor seguro e de alta rentabilidade, pois consegue se manter sólido independentemente da situação econômica presente. Entretanto, existem alguns fatores que precisam ser analisados para que a aplicação no imóvel seja, de fato, um bom negócio.

Esse setor é, sim, bastante estável. Mas isso não significa que você não deva ter cuidado antes de escolher onde investir seu dinheiro. Existem inúmeras particularidades que influenciam na valorização e desvalorização de uma construção, e isso é determinante para fazer um investimento ser rentável.

Portanto, continue acompanhando este post para descobrir como fazer de um imóvel um bom negócio.

Processo de urbanização

A região em que o imóvel está localizado é considerada um dos maiores influenciadores de sua valorização, segundo especialistas. A falta de infraestrutura torna uma construção pouquíssimo atrativa, mesmo que ela seja cheia de facilidades. É por essa razão que você deve ter atenção nessa variável.

Apartamentos, casas e até terrenos possuem uma procura maior quando estão próximos a áreas mais nobres ou regiões urbanas. O acesso fácil ao transporte público, supermercados, escolas, hospitais e meios de entretenimento contam pontos a favor do imóvel.

Saturação de regiões vizinhas

Assim como dissemos no tópico acima, a localidade do imóvel é uma questão bastante influenciadora. E as localidades próximas a ele seguem o mesmo princípio, ainda mais se tratando do crescimento comercial.

Caso o imóvel desejado estiver cercado por bairros ainda em ascensão, não precisa se preocupar. O fato de o comércio não estar fortificado no momento significa que a construção poderá ser adquirida por um preço abaixo do mercado e, com o tempo e o desenvolvimento da vizinhança, se valorizar. E isso é uma ótima oportunidade.

Histórico da construtora

Não é segredo que pesquisar o histórico da construtora do imóvel é crucial para fechar um negócio lucrativo. Portanto, faça uma pesquisa aprofundada sobre os projetos anteriores da empresa, assim como os profissionais envolvidos. Isso lhe garantirá a credibilidade da companhia e a segurança de qualquer empreendimento que eles venham a gerir. Para um imóvel ser um bom negócio, a cautela é indispensável.

Valorize a propriedade

Algo que nem sempre ocorre aos investidores quando planejam um novo investimento é a possibilidade de melhorar as características do imóvel, aumentando o seu valor de propriedade.

E, antes de iniciar a revenda do imóvel, verifique se ele precisa de pequenos reparos como uma nova pintura ou intervenções maiores, como uma reforma completa. Qualquer mudança, em menor ou maior grau, desde que não prejudique o imóvel, é válida e atrairá novos compradores.

Procure imóveis remanescentes

Uma crise financeira afetará muito mais o seu capital de investimento do que o valor de qualquer imóvel do setor. Dessa forma, uma boa abordagem para driblar o período instável da economia é buscando investimentos em construções remanescentes. Elas se tratam das propriedades que ficaram paradas por mais de 180 dias após seu lançamento.

Isso lhe dá um grande poder de barganha e uma ótima oportunidade de conseguir um excelente negócio, já que as construtoras têm total interesse em vendê-las o quanto antes para, assim, recuperar o dinheiro aplicado e dar continuidade a novos projetos. A partir disso, você pode conseguir descontos e até uma extensão no prazo de pagamento.

Conte com a ajuda de profissionais

Já dissemos aqui que buscar uma construtora confiável é importante. Isso porque uma empresa de credibilidade possui conhecimento e capacidade para lhe ajudar a obter um ótimo retorno com o seu investimento sem ter que lidar com toda a parte burocrática.

Uma corretora com bons profissionais lhe orientará quando você deve reformar o imóvel, quais são os valores praticados na região e quais são as tendências do mercado. Além disso, também lhe auxiliarão a alugar ou vender a propriedade mais rápido caso precise.

Claro, você pode saber fazer todas essas coisas sozinho, mas a ajuda de uma equipe especializada facilitará muito o seu progresso. A construtora lhe dará toda a assistência possível, tirará as suas dúvidas e lhe mostrará os caminhos mais coerentes para que o seu investimento seja um bom negócio.

Bom, agora que você já sabe o que fazer para transformar seu investimento em algo altamente rentável, não deixe de baixar o nosso e-book e conhecer mais sobre nossos empreendimentos!

 

Deixe uma resposta

Fechar Menu