Você pode ouvir esse post clicando no botão abaixo!

Usar a tecnologia para criar casa inteligentes, que facilitem a vida das pessoas é um tópico que costuma ser abordado com certa frequência. O tema “automação residencial” está presente em todos os aspectos, tendo como principal objetivo tornar o cotidiano das pessoas mais otimizado.

Com essa tecnologia, é possível tornar mais automática algumas tarefas que normalmente recaem sobre os moradores. Além disso, a segurança da residência aumenta e, por ser de fácil instalação, é adaptável a qualquer tipo de moradia, proporcionando a melhora na qualidade de vida de qualquer pessoa, sem restrições.

Para que você conheça um pouco mais sobre essa inovação tecnológica, elaboramos este artigo. Neste post, você vai saber dos seus principais benefícios e funcionamentos. Continue acompanhando!

Maior qualidade de vida

Um dos principais benefícios — se não o maior — dessa tecnologia é que a qualidade de vida dos moradores aumenta exponencialmente. Pelo fato de poder otimizar tarefas rotineiras e um tanto repetitivas, retirando a responsabilidade da sua execução dos moradores, ela permite que você invista seu tempo em tarefas realmente importantes.

Basta configurar ações específicas, por meio de um controle remoto ou smartphone, que que a tecnologia ficará encarregada do resto. Imagina não precisar sair da cama para apagar aquela luz que você esqueceu acesa na cozinha? Ou ligar seu ar-condicionado um pouco antes de chegar em casa, para já ter um clima agradável ao chegar? Incrível, não?

Sem ter que se preocupar com essas atividades triviais, você terá mais tempo para se dedicar aos seus projetos profissionais e pessoais, como cuidar mais da saúde, passar um período maior com a família e amigos ou se capacitar em algum segmento da sua área de trabalho.

Economia de água e luz

E como ninguém gosta de desperdiçar dinheiro, a questão da economia nas principais despesas da casa, como água e luz, é um grande atrativo. Ao controlar todos os aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos da residência remotamente, você ligará apenas aquele que deseja utilizar.

Por exemplo, é possível interromper a corrente elétrica das tomadas de um cômodo enquanto ele não estiver em uso e reativá-la quando precisar. Assim, você conseguirá uma economia significativa na conta de luz no fim do mês.

Outra forma de poupar esses gastos é programando sua impressão digital para controlar o ligamento ou desligamento total dos aparelhos durante uma viagem. Dessa forma, você assegura que nada permanecerá ligado em sua ausência, ligando tudo somente quando estiver retornando.

Mais segurança para todos

Com a automação residencial, você consegue aumentar as medidas de segurança da casa, integrando todos os sistemas de proteção, de modo que eles fiquem sob o seu controle e vigilância a partir de um único canal.

Instalar leitores biométricos e leitores digitais da íris dos olhos é uma ótima maneira de substituir chaves, que são facilmente perdidas, e elevar as formas de proteção da residência. Caso você tenha filhos, essa automação se torna mais importante ainda.

E para as situações de emergência, o famoso botão de pânico pode ser instalado, servindo como um meio rápido e eficiente de contatar autoridades. A melhor abordagem é escolher lugares discretos, que só você e seus familiares terão conhecimento, para a instalação.

Integração dos aparelhos eletrônicos

Devido à rede sem fio, é totalmente possível integrar todos os aparelhos usados na automação da casa para que sejam controlados por apenas um único canal. Seja ele um tablet, um controle remoto ou até um smartphone, como citado mais acima.

Ao fazer isso, você consegue gerenciar todos os comandos dos equipamentos de onde estiver. Afinal, o grande intuito do uso da tecnologia no dia-a-dia é facilitar e deixar a rotina mais prática, e não o contrário.

Além disso, não é preciso estar conectado à internet para que a automação funcione dentro da residência: o sistema opera com rede wi-fi própria, sem depender de uma conexão ativa. O acesso à internet se faz necessário apenas para controlar sua casa quando você estiver fora dela.

Por isso, administre o momento de ligar e desligar as luzes, mudar a temperatura da residência, trancar e destrancar portas e outras funcionalidades remotamente.  É uma excelente forma de ter controle sobre os aparelhos sem ter que aprender a mexer em vários equipamentos.

Acessibilidade e adaptação

Outro benefício é quando se trata de pessoas com necessidades especiais. Uma casa automatizada proporcionará um ambiente muito mais confortável para essa pessoa, além de permitir que a assistência necessária seja contatada mais rápido sempre que for preciso.

Como você pode notar, os benefícios trazidos pela automação residencial são diversos, contudo aquele que mais se destaca é o aumento da qualidade de vida dos moradores. A economia e a segurança são, sim, muito importantes, mas o seu bem-estar e da sua família vem em primeiro lugar. E a boa notícia é que muitos empreendimentos atualmente estão sendo construídos com esse tipo de inovação.

E então, gostou deste artigo? Sabia que temos um empreendimento já com automação residencial em Poços de Caldas? Baixe este e-book exclusivo para saber mais!

https://materiais.horizonteconstrutora.com/mondrian

 

 

Deixe uma resposta

Fechar Menu