Se você tem plantas em casa, então sabe a diferença que elas fazem na decoração, no clima e no próprio visual que trazem para o seu lar. Se você não tem, então é só uma questão de tempo até descobrir que elas eram exatamente o que faltava pra deixar sua casa completa.
Mas, nem todo mundo leva jeito pra cuidar de plantas, não é mesmo? Seja por falta de tempo, por não saber como trata-las ou simplesmente por acabar esquecendo.
Se você é do tipo que não sabe como cuidar de uma pequena “floresta particular” não precisa se desanimar: já existem soluções que podem te ajudar a deixar a casa mais aconchegante sem precisar fazer um curso de botânica.
No post de hoje trouxemos tudo que você precisa saber sobre plantas preservadas!
– O que são plantas preservadas?
Plantas preservadas são aquelas que passam por um processo de preservação e estabilização. Elas são tratadas a fim de manterem o aspecto, a forma, textura e cor originais.
Primeiramente elas são desidratadas, e recebem um banho com produtos que preservarão suas características originais por anos (uma espécie de “mumificação”). Suas folhagens então são tingidas e, por fim, as plantas são montadas manualmente em um jardim ou árvore.
– Quando elas são mais utilizadas?
Um dos usos mais comuns das plantas preservadas são os jardins verticais, muito utilizados em ambientes internos (principalmente em ambientes corporativos) para trazer um aspecto mais convidativo.
Ultimamente, elas também têm sido bastante adotadas para ambientes residenciais, já que a correria do dia a dia nem sempre permite dedicar tempo ou atenção suficientes para o cuidado com plantas naturais.
– Quais os principais benefícios das plantas preservadas?
Há uma série de vantagens para quem deseja adquirir plantas preservadas mas ainda não tem certeza se essa é, de fato, a melhor opção, como:
– Baixo custo na aquisição dos produtos;
– Não há necessidade de manutenção periódica (o que também representa certa economia);
– Melhora a acústica do ambiente, já que são capazes de amenizar sons em excesso;
– Não exigem irrigação automática ou manual;
– Criadas sob medida de acordo com a sua preferência;
– São resistentes a oscilações de temperatura;
– Não atraem insetos e outros pequenos animais indesejados;
– Têm altíssima durabilidade;
– Principais plantas preservadas
Há uma ampla variedade de plantas preservadas. As mais utilizadas são:
– Avenca;
– Palmeira-areca;
– Cica;
– Palmeira fênix;
– Alguns tipos específicos de Podocarpos;
Agora que você já conhece uma das melhores soluções pra deixar a sua casa acolhedora daquele jeito que só as plantinhas conseguem, não tem mais desculpa hein! Só falta escolher as suas plantas preferidas e montar seu jardim particular em casa.
E aí, você já sabia dessa novidade?