Nos dias de hoje, temos visto com cada vez mais frequência a necessidade de tomarmos providências para preservar o meio ambiente. Enquanto alguns tentam salvar os recursos que ainda temos disponíveis, muitos prezam apenas pelo desenvolvimento econômico e acabam contribuindo ainda mais para o esgotamento do planeta.

O resultado disso tudo vem da ação individual de cada um, mas se você deseja fazer algo pela natureza, pode começar dentro de casa. Por isso, no artigo de hoje trouxemos 6 alternativas sustentáveis que você pode facilmente adotar em casa e começar a fazer a sua parte. Confira!

Torneiras com arejadores

Essa solução ajuda na economia de água, colaborando com o planeta e também com o seu bolso. Os arejadores são acessórios conectados ao bico das torneiras que adicionam ar aos jatos de água liberados. Dessa forma você tem o fluxo necessário para lavar o que precisa mas consegue reduzir a quantidade de água utilizada até pela metade.

Algumas torneiras já são vendidas com os arejadores acoplados, mas também é possível adquirir o acessório avulso.

Separe o lixo

Separar o lixo em casa não custa nada, mas ajuda muito o meio ambiente. Esse procedimento facilita na hora de encaminhar os resíduos recicláveis para os destinos corretos e você pode usar o lixo orgânico para fazer adubo para as plantas.

Troque as lâmpadas

As lâmpadas incandescentes não apenas deixam o espaço mais quente como também gastam muito mais energia do que o ideal. Dê preferência às lâmpadas fluorescentes ou, se possível, às de LED. Elas são muito mais econômicas, emitem menos CO2 e duram mais tempo, sendo o tempo de vida médio de uma lâmpada fluorescente de 8.000 horas e uma de LED de 50.000 horas contra as 1.200 horas de uma incandescente.

Sistema de Aquecimento Solar

À primeira vista essa alternativa pode parecer mais trabalhosa do que as demais, mas sem dúvidas gera um custo benefício incrível. Como o próprio nome indica, esse sistema utiliza a energia solar para aquecer a água, dispensando o uso de energia elétrica e gerando economia pra você.

Energia Fotovoltaica

Outra ótima opção é a instalação de um sistema de energia fotovoltaica. Essa alternativa utiliza placas fotovoltaicas que convertem a  a radiação solar em eletricidade e você pode economizar até 75% na conta de luz.

Sistema de reaproveitamento de água da chuva

​Esse sistema permite que o morador armazene a água coletada da chuva para realizar tarefas domésticas, como lavar o chão, irrigar plantas e até mesmo lavar o carro, também gerando uma economia considerável no final do mês.

Tenha plantas em casa

Além de embelezarem o ambiente, ter plantas em casa ajuda a purificar o ar dentro de casa e também a deixar os espaços mais frescos. Se quiser algumas ideias, leia nosso artigo “7 plantas que exigem pouco cuidado para ter em casa”.

Deixe janelas e cortinas abertas

Deixar as janelas e cortinas abertas é uma das melhores formas de economizar energia. Isso porque você deixa de ascender as luzes durante o dia e ainda evita o uso excessivo de ar condicionado e ventiladores.

Agora você já sabe como começar a ajudar a natureza pela sua casa. Mas se você quer viver em um lugar ainda mais sustentável, conheça o ECO Ville, o condomínio de casas ecológicas da Horizonte.

Deixe uma resposta

Fechar Menu