As inovações na arquitetura permitem uma excelente ventilação natural em casa. Hoje, é possível manter a casa fresca sem o ar condicionado. Basta colocar em prática algumas dicas, como trocar as lâmpadas, usar coberturas que tornam o ambiente mais agradável ou optar por construções sustentáveis.

No entanto, há muitos outros truques para manter a casa fresca. Quer aprender cada um deles? Então, acompanhe o nosso post e anote as nossas dicas!

Impeça o calor no ambiente

Uma das maneiras de manter a casa fresca sem o ar condicionado é optar por um projeto arquitetônico que bloqueia o calor. Um bom exemplo são as coberturas com sistema de isolamento termoacústico, que garantem a temperatura ideal nos ambientes internos. As telhas de barro são mais térmicas do que as de amianto, metálicas ou fibrocimento.

Outra solução são as coberturas duplas de telhas metálicas ou de compensado com a laje embaixo. Se as coberturas estiverem isoladas e o ar quente acumulado entre elas sair por uma tela ou janela, a casa ficará mais fresca.

Opte por roupas de algodão

As roupas de algodão permitem a ventilação do seu corpo na cama, pois absorvem o suor de madrugada. Por ser uma fibra natural, o algodão contribui para a circulação do ar. Além de usar roupas, troque os lençóis de cetim ou seda. Apesar de eles parecerem mais frescos, o cetim e a seda esfriam no inverno e esquentam no verão.

Turbine os ventiladores

Usar os ventiladores de teto ajuda a manter sua casa fresca sem o ar condicionado. Você pode utilizar o ventilador de teto e o portátil juntos. Coloque o ventilador portátil virado para a janela, assim o ar quente será jogado para fora. Já o ventilador de teto, coloque-o na função exaustor para que ele puxe o ar quente para cima. Dessa maneira, o ambiente ficará mais fresco.

Troque as lâmpadas

Man changing a light bulb

Para refrescar os ambientes, troque as lâmpadas incandescentes. Substitua-as por modelos fluorescentes ou de LED. Elas podem ser mais caras, mas consomem menos energia e duram mais tempo.

Mantenha as cortinas fechadas

Manter as cortinas fechadas durante o dia não super aquece a casa ou o apartamento no verão, pois elas bloqueiam o calor e a luz excessiva do sol. Outra dica é investir em algum tipo de filme para as janelas, ele mantém a casa isolada do calor.

Proteja as fachadas com sombras

Se você mora ou pretende comprar um apartamento, e este é muito envidraçado, procure construções em que as fachadas que recebem mais radiação solar tenham proteção por sombreamento.

Nos projetos modernos, as fachadas com panos de vidro recebem brise-soleils, que controlam a luminosidade interna e barram os raios de sol.

Agora que você já sabe como manter a casa fresca sem o ar condicionado, que tal colocar essas dicas em prática? Lembre-se que os truques para driblar o calor são essenciais para melhorar a qualidade de vida dos moradores do apartamento.

E você, tem alguma sugestão para manter a casa fresca sem o ar-condicionado? Conte para a gente nos comentários!

 

 

Deixe uma resposta

Fechar Menu