Viver em conjunto nem sempre é uma tarefa simples. Se dentro da nossa própria família a interação pode ser complicada, em um condomínio, cheio de pessoas diferentes e com estilos de vida distintos, essa dinâmica pode se tornar ainda mais difícil se não soubermos lidar com nossos vizinhos. Por isso, é importante saber estabelecer e respeitar algumas regras básicas de convivência no condomínio.

Se você mora em um condomínio ou pretende viver em um, é bom ter essas normas (simples, porém efetivas) bem memorizadas. A seguir nós listamos as 5 principais regras de convivência que você não pode deixar de seguir:

As principais regras de convivência do condomínio

1 – Evite barulhos altos

Você não ia gostar de um vizinho que passa a noite toda com barulhos te impedindo de dormir, não é mesmo? Então a regra aqui é o famoso “não faça para os outros o que não gostaria que fizessem com você”. Durante o dia até dá para relevar alguns barulhos (como eletrodomésticos, furadeiras, aspiradores de pó etc), mas, entre os horários das 22:00 às 7:00 é importante manter o silêncio.

As principais regras de convivência do condomínio

2 – Atenção aos pets

Não há nada de errado em ter um animalzinho de estimação, desde que ele receba os cuidados necessários para não perturbar nenhum vizinho. Não deixe a sujeira do bichinho pelas áreas comuns do condomínio e leve-o para passear a fim de evitar que ele fique agitado no apartamento e possa atrapalhar outros moradores. Neste post nós te damos algumas dicas de como cuidar do seu cãozinho morando em apartamento.

As principais regras de convivência do condomínio

3 – Tenha sempre bons modos

Você não precisa fazer amizade com seus vizinhos, ou convidá-los para frequentarem sua casa, mas, manter os bons modos no dia a dia torna a convivência bem mais amena. Aquela segurada na porta do elevador para esperar alguém entrar, o bom dia nas áreas comuns do condomínio ou até mesmo ajudar alguém a carregar umas sacolas de supermercado podem ser atitudes que tornam o clima mais leve.

4 – Mantenha a limpeza das áreas comuns

Desde o hall de entrada, até a área gourmet do prédio: você é responsável por limpar a sujeira que produz. Se você não gosta, por exemplo, de chegar até a área de lazer e encontrar as cadeiras bagunçadas e o chão cheio de lixo, o mesmo acontece com os outros moradores. Usou? Coloque de volta onde encontrou. Produziu lixo? Descarte-o corretamente. Deixou alguma coisa cair no chão? Limpe-o. Não é porque há pessoas responsáveis pela limpeza da área comum que você deve deixar tudo aos cuidados delas.

As principais regras de convivência do condomínio

5 – Participe das assembleias do condomínio

As assembleias são o momento para discutir questões que podem ser melhoradas. Não participar delas pode causar frustrações, principalmente se você for pego de surpresa com uma decisão da qual não participou. Por isso, esteja sempre atento às datas das assembleias e procure participar sempre que possível para evitar imprevistos.

E aí, você tem cumprido com as regras de condomínio?

Deixe uma resposta