O setor de construção civil se tornou um dos mais importantes para a economia do Brasil, ele visa muito além edificações e moradias, visa o bem estar e uma qualidade maior de vida para as pessoas, como também o crescimento e desenvolvimento da cidade, além de ser grande responsável pelo PIB, estimulando o setor econômico e empregando milhares de pessoas.

O mercado tem que mostrado confiante quanto a novos empreendimentos e serviços nesse segmento, o índice de intenção de investimento no mercado da construção civil tem crescido exponencialmente.

Visando esse cenário, trouxemos as etapas de um projeto de construção civil, para que você possa planejar as etapas mais importantes da sua construção, desde á fase inicial de planejamento, até a etapa final da sua construção.

Projeto

Não se pode pensar em uma obra, sem antes pensar em todos os detalhes do seu projeto, nele estarão evidenciados todos os seus objetivos para a obra a ser realizada, assim como a definição do orçamento e a escolha da equipe de trabalho.

Durante o projeto, você vai pensar em todo o planejamento da sua construção, e levando também em conta os imprevistos que podem acontecer.

É durante esse período que serão colocadas todas as soluções e alternativas que visam favorecer a qualidade e o andamento da construção para a sua realização dentro do prazo desejado.

Cronograma

Além do projeto, o cronograma é uma etapa fundamental para se pensar nos imprevistos que podem acontecer, evitando alguns contratempos na construção, controlando a parte financeira dos gastos, as compras necessárias e para a facilitação da gestão da equipe de mão de obra.

Dentro do cronograma, serão colocadas todas as atividades necessárias para a construção, o período estipulado para cada uma delas e por fim organizando todos os dados necessários, atualizando sempre no decorrer de cada etapa concluída.

Logística

É nessa etapa em que devem ser tomado os cuidados da organização de recursos, equipamentos, materiais e das instalações que serão feitas na obra.

Levando em conta o transporte dos matérias dentro da obra, o acesso desses recursos até a sua construção, todos os materiais e serviços e também as construções vizinhas.

Fornecedores

Essa etapa deve ser pensada desde o começo do seu projeto, é de extrema importância ter um relacionamento com os fornecedores de muita confiança, pois além da cotação e contratação de serviços e dos materiais, é o fornecedor que vai impactar diretamente no orçamento da sua construção e na sua finalização.

Mão de obra

Um dos maiores fatores a ser pensado dentro de uma construção é a mão de obra, é ela que será decisiva quanto a produtividade e a qualidade da obra, com a preocupação da seleção de profissionais bem capacitados para garantir o nível de excelência e qualidade do produto a ser entregue.

Regularização da obra

Para que a sua obra possa ser concretizada dentro de todos os termos e licenciamentos é necessário que você tenha total cautela e atenção a essa etapa, é a documentação que permitirá a realização ou a paralização da sua obra até que tudo esteja dentro das regras e devidamente documentado.

Visitas regulamentares

É muito importante que além de todos as etapas citadas acima, durante o período de construção, você ou a construtora responsável pelo projeto façam visitas regulares para conferir o andamento das etapas anteriores, para se atentar com o prazo de entrega e também para auxiliar em empecilhos que possam ocorrer.

E todas essas etapas que colocamos ao decorrer desse texto mostram a importância de se orientar sobre cada uma delas com um profissional ou uma equipe especializada, para que o fluxo de trabalho seja eficiente, e tudo saia conforme o planejado.

Você gostou desse post falando sobre as etapas de um projeto de construção civil? Se interessa por essa área? Então leia nossos outros posts em nosso blog, e fique de olho, sempre estaremos postando conteúdos para você se informar sobre o mercado de construção civil e imobiliário.

Deixe uma resposta