Diferente do que muitos acreditam, o mercado imobiliário é acessível para muitas pessoas, mas com tantos termos técnicos e informações nada didáticas, fica difícil entender o que é e como fazer parte desse tipo de investimento.
Se você chegou até aqui, é porque provavelmente tem vontade de investir em imóveis ou tem curiosidade sobre o assunto. Por isso, preparamos algumas dicas que você não pode deixar de saber sobre essa área promissora em 2022.
1- O mercado imobiliário
Para sermos bem diretos e específicos, o mercado imobiliário é, basicamente, um setor financeiro que se faz de compra e venda de imóveis. Inclusive, essa é uma das áreas mais procuradas dentro do mundo dos investimentos, porque apesar das crises e adversidades econômicas da sociedade, ela continua oferecendo boas rentabilidades e uma maior estabilidade, minimizando os riscos de investir.
O mercado imobiliário é cíclico, ou seja, é feito de fases que se repetem. Elas consistem em: recuperação, expansão, sobreoferta e recessão. Entender cada uma delas é imprescindível para começar a investir.
2- Como investir
Existem diversas opções de investimento dentro do mercado imobiliário. No entanto, cada um possui suas próprias características. Antes de começar a investir, é preciso entender que, assim como em outras áreas de investimento, para se obter lucro, é necessário entender a “dinâmica do jogo” e para isso, você precisa pesquisar.
Começar entendendo aquelas fases citadas acima já é um bom ponto de partida, mas também é recomendado conhecer as variações, os movimentos e principalmente o histórico da área.
3- As maiores vantagens de investir em imóveis
Se você ainda tem dúvidas de que este é um dos melhores mercados para investir seu dinheiro, nós podemos citar algumas das maiores vantagens de apostar no mercado imobiliário.
Começando pela segurança: quando você adquire um imóvel, você tem uma garantia de que ele só deixará de ser seu quando você quiser. Além disso, você tem diversas opções para fazer seu dinheiro render com ele, e pode escolher a que achar melhor. Algumas delas são a revenda, locação ou arrendamento, por exemplo.
Uma outra vantagem de adquirir um imóvel é ter a chance de aumentar seu patrimônio, construindo-o de forma segura e lucrativa, diferente de alguns outros tipos de investimento.
Agora que você já sabe tudo isso, é hora de pesquisar! Estudar sobre o mercado vai te dar uma boa noção de por onde começar a fazer seus investimentos e diminuir os riscos de cair em ciladas.