Muito tem se falado em sustentabilidade nos últimos tempos. O termo é usado para definir ações e atividades humanas que supram as necessidades dos seres humanos sem comprometer o futuro das próximas gerações. Com pequenas mudanças no cotidiano, é possível tornar a casa sustentável.

No entanto, você sabe como fazer isso? Neste post, preparamos uma lista com 7 ideias sobre o assunto. Quer conferir cada uma delas? Então, vamos lá!

1. Utilize energia solar

Com os preços mais em conta, os painéis de energia solar viraram uma excelente opção para ter uma casa sustentável. Além de embelezarem o imóvel, eles se tornaram uma alternativa para reduzir o consumo de energia elétrica. Por isso, se você deseja comprar o imóvel dos seus sonhos, estude a possibilidade de financiar um que tem painéis solares. Desta maneira, você vai ajudar o meio ambiente e ainda economizar na conta de luz.

2. Troque as lâmpadas para ter uma casa sustentável

Você já deve saber que as lâmpadas incandescentes gastam mais energia que outras opções. Além disso, elas iluminam pouco e deixam o ambiente ainda mais quente e desagradável. Já as fluorescentes, mais frias e brancas, chegam a economizar até 66% de energia, por isso, elas são famosas como uma opção ecológica. Outro tipo de lâmpada recomendada é a LED. Apesar de ser mais cara, ela tem uma boa durabilidade e ainda ajuda você a economizar no fim do mês.

3. Use e abuse da luz natural

Para você que deseja ter um imóvel, procure aquele que dá para usar e abusar da luz natural. Veja se é possível abrir as janelas e as cortinas para clarear ainda mais o ambiente. Quanto menos usar a energia elétrica, mais sustentável será a sua casa. Ao desligar as lâmpadas durante o dia, o meio ambiente agradece e o seu bolso também.

4. Coloque plantas nos ambientes

Que aconchegante é entrar em uma casa ou apartamento e ver muitas plantas, não é verdade? Além de elas darem uma certa leveza no local e fazerem parte da decoração, as plantas ajudam a sua casa a ser mais sustentável. Mas, como? Bem, é simples! Algumas espécies, como a planta aranha, purificam o ar e tornam o ambiente mais bonito.

5. Invista em produtos sustentáveis

Você sabia que há vários produtos que podem tornar a sua decoração mais sustentável? Alguns deles são os de materiais reutilizados. Você pode usar pallets e até caixotes para deixar o ambiente ainda mais estiloso e ecologicamente amigável. No mobiliário, você pode investir em marcas que prezam pela sustentabilidade. Essas marcas usam madeiras mais claras, naturais e de forma orgânica para produzir os móveis. Já pensou que luxo?

6. Separe o lixo corretamente

Uma casa sustentável é aquela em que seus moradores também se preocupam com a coleta seletiva. Se no bairro que você vai morar tem a coleta seletiva, prepare-se para separar tudo o que você produz como lixo. Dê o destino adequado para as garrafas plásticas, o papelão e o vidro.

É bom lembrar que o vidro quebrado não é para ser colocado diretamente na coleta seletiva. O ideal é você cortar uma garrafa pet ao meio, colocar os cacos de vidro e tampar o recipiente com a outra metade da garrafa. Ao cuidar dos pedaços de vidro, você também evita que os responsáveis pela coleta se machuquem.

7. Faça uma composteira

A composteira é formada por três caixas plásticas empilhadas e interligadas por pequenos furos feitos ao fundo. O composto produzido serve como adubo. Além dele prover nutrientes para as plantas, melhora as condições biológicas do solo.

A Horizonte Construtora tem o compromisso com a sustentabilidade em seus empreendimentos. Por isso, a empresa constrói casas sustentáveis em condomínio.

E aí, você também se preocupa com a sustentabilidade? Conheça os empreendimentos da Horizonte e se surpreenda com os nossos imóveis!

Deixe uma resposta

Fechar Menu