É sabido que a poluição do ar é um problema constante nos centros urbanos. Por isso, a existência de espaços arborizados se tornou uma necessidade; além de promover a sustentabilidade e melhorar a qualidade de vida das pessoas, as plantas decoram os ambientes, os tornando mais aconchegantes e atraentes.

E essa ideia também pode ser aplicada em locais pequenos, como residências sem quintal, jardins ou mesmo varandinhas. Utilizar as plantas no apartamento ou casa como itens decorativos é uma alternativa para incentivar uma atmosfera mais sustentável e trazer mais ar puro para o ambiente. Contudo, o desafio é conseguir fazer isso e ainda deixar o espaço charmoso e atraente.

Sendo assim, no conteúdo de hoje trouxemos algumas sugestões de plantas que você pode usar como decoração sem errar na escolha. Confira!

Lança de São Jorge

Com folhas em formato cilíndrico e verticais, a Lança de São Jorge é a planta perfeita para enfeitar os cantos dos cômodos. Conhecida por sua alta resistência, ela pode ser plantada em vasos e até em jardins de pedra, trazendo elegância para qualquer ambiente. O recomendado é que sua irrigação seja feita uma vez a cada duas semanas. Contudo, a água não pode ser jogada diretamente sobre as folhas.

Pau d’água

Por não precisar se expor diretamente ao Sol e sobreviver bem a temperaturas mais baixas, a Pau d’água é a planta mais adequada para decorar espaços pequenos, como escritórios e apartamentos menores.

Ela traz rusticidade ao ambiente e, para que possa se desenvolver melhor, o recomendado é que seja plantada em vasos maiores. Ao contrário da Lança de São Jorge, sua irrigação deve ser feita com mais frequência: cerca de duas a três vezes por semana.

Pacová

Devido ao aspecto brilhante de suas folhas e sua beleza exuberante, o Pacová é frequentemente utilizado para enfeitar locais fechados e até em projetos de paisagismo. Bastante fácil de cuidar, um local com sombra e solo úmido é o suficiente para que se desenvolva com saúde.

As instruções indicam que a planta seja irrigada uma vez por semana; caso você more em uma região fria, procure saber se ela conseguirá se adaptar ao clima antes de comprar a muda.

Bromélia

As plantas no apartamento, sobretudo as flores, alegram qualquer ambiente da casa, seja ela nova ou usada. Com seus tons de verde e vermelho, as Bromélias se destacam onde quer que estejam e conseguem se adaptar muito bem a espaços fechados.

Apesar de se tratar de uma planta que precisa de iluminação e umidade, ela não pode ser exposta diretamente ao Sol e nem receber muita água durante a irrigação. O ideal é borrifar a água nas mudas e deixá-las sob iluminação indireta.

Orquídea

Campeã no uso como item decorativo, a Orquídea também sobrevive bem a ambientes fechados e pede poucos cuidados. Entretanto, sua haste é um tanto frágil, por isso deve ser escorada com um tutor.

Assim como a Bromélia, deve receber iluminação indireta e, se tratando da irrigação, procure utilizar vasos de barro, pois estes são porosos e conseguem drenar a água melhor. Se você deseja trazer delicadeza ao seu lar, ela é a planta perfeita.

Palmeira-leque

Cativando a atenção de quem a vê, a Palmeira-leque possui folhas grandes, plissadas, com lindos tons de verde brilhante e margens dentadas. Seu crescimento ocorre lentamente, por isso é ideal para o cultivo em vasos.

Seus cuidados consistem em mantê-la em locais bem iluminados, remover as folhas secas e adubar durante o Verão. As instruções ainda indicam o reenvase a cada dois anos, além de deixá-la protegida de ventos fortes e ar-condicionados.

Suculenta

Outra favorita na decoração de casas e apartamentos, as Suculentas apresentam talos, folhas e raízes grossas para armazenar água durante períodos prolongados. É fácil cuidar dessa planta; basta prestar atenção ao detalhes. Se as folhas murcharem, significa que ela precisa de mais água.

Se começarem a apodrecer, diminua a quantidade. Caso ela fique fina e perca muitas folhas, a exponha por mais tempo sob a luz do sol. O recomendado é que ela receba iluminação direta por, no mínimo, quatro horas diárias para sobreviver.

Utilizar plantas no apartamento ou casa para decoração traz leveza ao ambiente e melhora a qualidade de vida dos moradores. Cada uma dessas plantas dão um aspecto diferente ao espaço; se você gosta de um visual mais rústico, as Suculentas e a Pau d’água são perfeitas para isso.

Mas, se está em busca de delicadeza, as Orquídeas e Bromélias se encaixam melhor. De qualquer maneira, todas elas precisam de cuidados específicos, portanto, analise bem se poderá assumir esse compromisso antes de comprar as mudas.

Gostou deste artigo? Caso você tenha se interessado sobre o tema, não deixe conferir os nossos novos empreendimentos sustentáveis!

Deixe uma resposta

Fechar Menu