É inegável que a tecnologia tem contribuído, e muito, para tornar o dia a dia das pessoas mais prático e descomplicado. No setor imobiliário não tem sido diferente; a automação residencial e seus benefícios estão cada vez mais presentes, otimizando as tarefas rotineiras dos moradores, além de agregar valor à propriedade.

Para quem ainda não conhece, essa tecnologia consiste na automação eletrônica do ambiente residencial, que transforma a casa numa verdadeira smart home. E, segundo a Associação Brasileira de Automação Residencial, a projeção para o crescimento dessa inovação tecnológica é de 11,36% até 2020.

Esses números só comprovam o quão vantajoso é investir em um imóvel que conta com essa tecnologia. E no conteúdo de hoje, você verá como ela impacta positivamente na qualidade de vida das pessoas. Continue acompanhando e descubra!

Promove a economia no seu bolso

Todos sabemos que uma das maiores despesas domésticas é o consumo de energia elétrica. E como este custo só cresce com o passar dos anos, nada mais compensador do que utilizar a automação residencial para economizar na conta de luz no final do mês.

Com ela, é possível controlar mais assertivamente o uso de energia na casa, restringindo o consumo somente quando for necessário. Assim, evita-se o esquecimento de luzes acesas em cômodos vazios ou durante o dia, por exemplo.

Falando em luz do dia, essa tecnologia ainda contribui para um melhor aproveitamento da iluminação natural na residência, Outro ponto que ajuda a reduzir o gasto de energia elétrica.

Garante mais segurança para sua família

A automação residencial e seus benefícios também englobam a questão da segurança. Os moradores usufruem tanto da proteção contra males externos, quanto da prevenção contra possíveis acidentes.

Isso porque a tecnologia consegue monitorar se o fluxo de água, energia e gás na residência estão adequados, por exemplo. Esse acompanhamento evita que ocorra a sobrecarga elétrica de aparelhos eletrônicos ou vazamentos de gás e água.

E, caso aconteçam, todos os moradores são notificados do pequeno incidente por meio dos aparelhos de comunicação interligados com o sistema, dando tempo suficiente para que todos se preparem e consigam tomar as providências necessárias para tal.

Essa inovação tecnológica também possibilita o acompanhamento em tempo real das movimentações ao redor e dentro da casa. Assim, por meio de câmeras de vigilância, é possível se proteger contra algum invasor ou saber se existe alguém precisando de socorro dentro da residência.

Gera mais conforto em seu lar

Como dissemos inicialmente neste artigo, a principal vantagem da automação residencial é a otimização das tarefas do dia a dia. Por meio dela, atividades como abrir as cortinas, acender as luzes, desligar as torneiras, ligar o aparelho de som ou o ar-condicionado deixam de ser responsabilidade dos moradores para ficar a cargo da tecnologia.

E não só é possível realizar tais tarefas automaticamente, como também dá para programá-las para serem executadas em um determinado horário do dia. Para as pessoas com necessidades especiais, então, são recursos que melhoram consideravelmente a qualidade de vida.

Proporciona mais paz de espírito

Por fim, com tantas vantagens proporcionadas por uma casa automatizada, a melhor delas é a despreocupação com coisas triviais. Ao deixar aquelas pequenas tarefas repetitivas e, por muitas vezes, maçantes sob responsabilidade da tecnologia, você conseguirá focar em outras atividades mais importantes.

Assim, sair de casa e ficar se perguntando se esqueceu o fogão ligado, se deixou a torneira aberta, se a luz da sala ficou acesa ou se esqueceu de trancar todas as portas deixarão de fazer parte da sua rotina.

O seu tempo será muito melhor aproveitado, permitindo que você conviva mais com a sua família, amigos ou invista mais na carreira profissional, por exemplo. Suas preocupações se voltarão para aspectos mais significativos da sua vida.

Com todas essa informações percebemos que a tecnologia já deixou de ser um “item de luxo”, sendo utilizada com muito mais frequência para facilitar a vida das pessoas. E a automação residencial e seus benefícios estão inclusos nisso, promovendo uma enorme melhora na qualidade de vida daqueles que resolveram aproveitá-la.

E então, gostou deste artigo? Caso você tenha se interessado em saber mais sobre essa tecnologia, não deixe de conversar com um de nossos consultores! Com eles, você poderá tirar todas as suas dúvidas e ainda conhecer um pouco sobre nosso empreendimentos.

https://materiais.horizonteconstrutora.com/mondrian

 

Este post tem 2 comentários

  1. Puxa vida, muito obrigado por compartilhar tanto conteúdo de valor. Vou continuar seguindo o blog / site e compartilhando

Deixe uma resposta

Fechar Menu