Apesar da instabilidade da economia atual, o número de pessoas que procuram comprar a tão sonhada casa própria não para de crescer. E para conseguir adquirir a nova residência, muitos têm buscado por diferentes tipos de financiamento de imóveis.

Contudo, compreender como cada um desses financiamentos funciona para escolher aquele que mais se encaixa nas necessidades do comprador nem sempre é uma tarefa fácil. Por isso, com o intuito de lhe ajudar a entender essas e mais questões, elaboramos o conteúdo de hoje. Confira!

Sistema Financeiro de Habitação

Garantido por meio dos recursos do FGTS — Fundo de Garantia do Tempo de Serviço — e do SBPE — Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimos —, o SFH é um financiamento feito pelo governo federal e que rege a maior parte dos financiamentos de imóveis de até 750 mil reais no país.

Segundo suas normas, o valor da parcela do financiamento não pode ser maior do que 30% da renda do comprador, tendo um teto máximo de concessão de 585 mil reais. Os juros são de até 12% e o prazo máximo para a quitação da dívida é de 35 anos.

Sistema de Financiamento Imobiliário

Criado para complementar o SFH, o SFI é voltado para atender os compradores que possuem necessidades específicas. O prazo máximo para a quitação da dívida também é de 35 anos.

Mas, diferente do financiamento anterior, este não determina uma porcentagem máxima de comprometimento de renda e nem preço máximo de avaliação do imóvel.

O valor da concessão vai de 80% a 90%, sem existir um teto máximo. E como se trata de um financiamento de alto risco, os juros variam bastante.

Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo

O SBPE é mais um dos tipos de financiamento para imóveis que não determina um limite de renda comprometida. Seus termos de juros são bem flexíveis: quando o imóvel está avaliado em um valor acima das normas do SFH, os juros ultrapassam os 12%. Mas, quando esse valor se encontra abaixo, os juros não podem ser maiores do que os 12%.

Minha Casa Minha Vida

O MCMV é um tipo de financiamento que tem como objetivo facilitar as pessoas de baixa renda e as que recebem até 5 mil reais por mês a conseguirem a casa própria. Foi desenvolvido pelo Governo Federal em 2009 e está subdividido em duas categorias:

As famílias que ganham até 5 mil reais: A dívida pode ser quitada em até 30 anos e os juros aplicados são bem baixos, apesar de não existir custeamento por parte do governo;

As famílias que ganham até 1.600 reais: o governo concede um financiamento de até 95% do preço total do imóvel, determinando uma parcela mínima de 25 reais e um prazo de quitação de até 10 anos.

Crédito imobiliário para servidor público

Com o objetivo de facilitar que os servidores consigam crédito imobiliário, esse tipo de financiamento foi desenvolvido pelo governo e pode ser adquirido por meio da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil. Com ele, o servidor pode financiar um imóvel com juros de pelo menos 5% e prazo de amortização de até 15 anos.

Fundo de Garantia por Tempo de Serviço

Concedido por meio da Caixa Econômica Federal, o FGTS está integrado ao financiamento SFH. Suas taxas de juros devem obedecer um limite pré-determinado, mas são mais baixas do que as do SBPE. Também existe um valor máximo de renda familiar permitido e o teto de financiamento e valor do imóvel variam periodicamente.

Contudo, existem incorporadoras que fazem o financiamento diretamente com o cliente, com prazos de até 48 meses – dependendo do empreendimento – e mensalidades corrigidas pelo INCC — Índice Nacional de Custo de Construção.

Como você pode perceber, o valor das prestações dos tipos de financiamento para imóveis é sempre dividido em amortizações e juros. Esses valores, normalmente, são determinados a partir dos sistemas da Tabela Price — prestações fixas, com amortizações crescentes e juros decrescentes —, do SAC — parcelas e juros variáveis, com amortizações constantes — e do Sacre — prestações crescentes até certo ponto, depois começam a diminuir. Basta investigar qual deles lhe é mais benéfico.

Agora que você já entendeu quais são os tipos de financiamento de imóveis existentes e está pronto para comprar sua nova casa, entre em contato conosco para conhecer nossos empreendimentos!

https://materiais.horizonteconstrutora.com/mondrian

Deixe uma resposta

Fechar Menu