No ramo imobiliário, é indispensável conhecer o que determina o valor de um imóvel para poder realizar um excelente investimento e obter bons lucros. Para isso, você precisa pesquisar bastante as unidades semelhantes ao que deseja investir, incluindo os diversos aspectos que influenciam em seus valores finais.

Você também pode contar com o auxílio de uma empresa especializada para conseguir resultados com mais precisão. Tais companhias são peritas no mercado e poderão lhe orientar adequadamente acerca das melhores oportunidades para aplicar o seu dinheiro.

Mas, de qualquer forma, enquanto você não decide qual construção merece o seu investimento, acompanhe o conteúdo que elaboramos. Aqui, reunimos informações valiosas que ajudarão você a entender o que define o valor de uma construção. Saiba mais!

1. Confira a localização

Não é à toa que dizem que a localização é um dos fatores mais importantes da valorização de um empreendimento. Afinal de contas, um imóvel localizado em um bairro seguro, de fácil acesso, com boa disponibilidade de transporte público e que atende às necessidades básicas do cidadão, é muito mais procurado em comparação a qualquer outra construção sem qualquer um desses aspectos.

2. Assegure-se sobre o seu potencial de locação

Outro ponto que influencia bastante no valor final de um projeto é o seu potencial de locação. Isso quer dizer que existem localidades que são mais adequadas para a instalação de imóveis comerciais do que residenciais, e vice-versa.

Mesmo que a construção esteja em uma região mista — empreendimentos comerciais e residenciais em um mesmo local —, é importante identificar se vale mais a pena apostar em um imóvel voltado para moradia ou para o comércio.

3. Analise a infraestrutura oferecida

Qualquer detalhe faz uma enorme diferença no que diz respeito ao valor de um imóvel. Aqui, a estrutura é um deles; quesitos como um apartamento em condomínio fechado, empreendimento geminado, existência de áreas de lazer e academias, etc., impactam no preço final da construção.

A conservação também é um fator decisivo; paredes rachadas, pintura desbotada e um design muito antigo fazem com que o valor caia bastante.

4. Verifique o tempo de construção do imóvel

Por falar em conservação, o tempo de construção do imóvel é mais um fator que influencia diretamente em seu preço final. Empreendimentos mais novos tendem a possuir mais valor no mercado imobiliário do que os mais antigos.

Isso acontece porque os imóveis mais novos contam com uma melhor infraestrutura e demandam menos gastos com manutenção. Já os mais antigos, apesar de serem mais espaçosos, possuem uma infraestrutura mais precária e que exige mais gastos com reparos.

5. Considere os fatores demográficos

Como mencionamos acima, a localização do imóvel costuma ser um fator determinante em seu preço final. Ainda mais quando a construção está bem próxima do centro comercial e de serviços básicos, como hospitais, escolas, parques, cinemas, supermercados, transporte público, entre outros.

A segurança e tranquilidade também contam muitos pontos positivos; quanto mais completo for o bairro em que o projeto está localizado, mais caro será o seu metro quadrado.

6. Compare os tipos de empreendimentos

Além de todos os aspectos citados até aqui, existe, ainda, a diferença entre os tipos de construções. Uma casa, um apartamento e um terreno possuem preços distintos e seus fatores de valorização também diferem.

Um apartamento, por exemplo, é impactado por questões como tempo de construção do edifício, custo de manutenção, infraestrutura oferecida, áreas de lazer — piscina, quadra de esportes, academias, churrasqueira, etc. — e a qualidade da vista das janelas e sacadas.

Já uma casa sofre variações em seu preço final devido a questões como a tranquilidade do bairro, tamanho do imóvel, acabamento da construção, existência da garagem e dependências, entre outros.

Porém, se você estiver interessado em investir em um terreno, o que implica em sua valorização, é a proximidade com aeroportos, shoppings e outros centros comerciais que são de interesse da maioria das pessoas. O único fator que engloba todos os tipos de empreendimento é a localização.

Antes de aplicar o seu dinheiro em uma construção, saiba que o valor de um imóvel deve ser avaliado por um profissional da área, como um perito imobiliário. Você conseguirá ter uma boa noção do quão valorizada uma obra está a partir das informações que lhe demos aqui. Entretanto, é importante contar com a orientação de um profissional da área para obter um diagnóstico mais assertivo.

Gostou deste artigo? Deixe o seu comentário abaixo e nos conte a sua experiência como investidor e quais são os critérios que você utiliza para escolher seus próximos investimentos!

 

Deixe uma resposta

Fechar Menu