Quando se fala em investimento imobiliário, é comum associar essa atividade a pessoas mais velhas e com uma vasta experiência nesse ramo. No entanto, sabemos que a idade em nada influencia na vida de quem quer adquirir um imóvel, seja para revender ou para morar. Portanto, se você deseja aumentar seu patrimônio e começar a alcançar mais estabilidade, saiba que nunca é cedo demais.

Confira agora alguns motivos para procurar por imóveis desde cedo e algumas dicas para quem está começando.

Porque procurar um imóvel próprio desde cedo

A compra de um imóvel próprio representa uma série de vantagens para quem ainda é mais jovem, seja para investir ou para morar. No caso de investimento imobiliário uma alternativa interessante é a compra na planta. Isso porque o preço do metro quadrado de imóveis na planta é mais barato do que o de imóveis já prontos. Além disso, uma vez que o empreendimento estiver pronto ocorre uma valorização da propriedade.

Se você prefere adquirir seu imóvel para morar as vantagens já são outras. Isso porque quanto mais cedo você começar a investir no sonho da casa ou do apartamento próprio, mais cedo você conseguirá sair do aluguel. Pense nisso como uma forma de economizar daqui alguns anos, uma vez que, quitadas as parcelas do financiamento, você não precisará mais pagar um valor mensal para ter um lugar para morar. Dessa forma, você pode usar o dinheiro que pagaria no aluguel para investir em outras coisas.

Imóvel para investir

Se o seu interesse é investimento, há algumas possibilidades que podem ser interessantes. Caso você já possua uma quantia mais significativa, uma opção é utilizá-la para pagar a entrada de um imóvel e negociar as parcelas seguintes a um valor que seja interessante para você.

Mas se você ainda não tem dinheiro suficiente para financiar uma casa ou um apartamento, uma boa alternativa é optar por plataformas de crowdfunding de imóveis. Essa modalidade de investimento funciona como um financiamento coletivo. Nessa situação você não precisa arcar com todo o valor do imóvel, podendo escolher quanto deseja investir a partir de um valor mínimo (geralmente em torno de R$ 1000,00). O seu dinheiro, assim como o de outras pessoas que também investiram naquele projeto, será utilizado na construção do empreendimento e depois será devolvido com os devidos lucros.

Imóvel para morar

Adquirir a casa ou o apartamento próprio é a melhor opção para quem quer sair do aluguel. Na hora de escolher o imóvel é importante levar em consideração alguns aspectos da sua vida pessoal. Se você já se casou ou pretende se casar em breve, se tem ou pretende ter filhos, a estabilidade da sua vida profissional, entre outros. Tudo isso pode ajudar a decidir se você deve optar por um lugar maior ou menor, que localidade prefere e quais diferenciais são relevantes.

Dê preferência para imóveis na planta, uma vez que podem ser financiados e você poderá negociar valores e prazos. Caso suas prioridades pessoais mudem em algum momento e você decida casar ou ter filhos por exemplo, é possível vender o imóvel adquirido por um valor mais alto e utilizar esse dinheiro para comprar um lugar que se adeque às suas novas necessidades.

Agora que você já sabe um pouco sobre as vantagens de adquirir um imóvel mais cedo, leia nosso artigo sobre planejamento financeiro para realizar o financiamento clicando aqui.

Deixe uma resposta

Fechar Menu