Você sabia que dá para ter uma horta dentro do apartamento? Mesmo com pouco espaço é possível plantar temperos e até verduras. A prática de cultivar hortaliças promove uma alimentação saudável, já que você terá seus alimentos fresquinhos. Além disso, dá vida ao ambiente. Mas como ter uma horta dentro de casa?

Neste post, vamos mostrar 6 truques para você ter uma horta no seu apartamento. Quer conferir tudo com a gente? Então, vamos lá! Preste muita atenção e veja como ter temperos e hortaliças em sua casa!

1. Cultive os alimentos certos

Em um apartamento, seja ele grande ou pequeno você pode usar e abusar da criatividade para montar uma horta dentro de casa. Nos pequenos espaços, cultive temperos como salsinha, alecrim, hortelã e ervas aromáticas. Já nos espaços maiores, plante hortaliças com raízes curtas, como cebolinha, alface, coentro, pimenta e orégano.

2. Utilize vasos de cores e tamanhos variados

Para dar um charme à decoração do apartamento, utilize vasos coloridos e de tamanhos variados ou jardineiras. Entretanto, para não errar na hora de cultivar as hortaliças é necessário escolher vasos que tenham furinhos no fundo para drenarem a água após as plantas serem regadas.

Outra boa ideia é ter uma mini horta. Sabe a geladeira sem graça? Dê vida a ela! Pegue latinhas de alumínio, cole um imã de geladeira em um dos lados da lata e pronto! Você terá o local ideal para plantar salsinha, manjericão ou até mesmo uma boa pimenta.

3. Escolha o melhor espaço

Você pode plantar em qualquer lugar: janelas ou prateleiras. Dá para fazer uma horta vertical na varanda do apartamento. Mas, preste atenção se no local venta muito. Também observe como o sol bate. Plantas gostam de pelo menos três horas de sol por dia.

Para quem curte um apartamento mais aconchegante, o ideal é fazer da varanda uma espécie de jardim. Neste caso, use caixas de pinus e coloque em cima delas alguns vasos com cores vivas. Outro local que você pode montar uma horta é na sacada do apartamento.

A ideia aqui é cultivar temperos e ervas em pequenos vasos que serão pendurados em uma estrutura simples de madeira. Para completar a decoração, coloque algumas jardineiras no chão da cozinha.

4. Cuide da drenagem do local

É importante cuidar da drenagem do local que irá receber as plantas. Comece forrando o fundo com pedras e cubra com areia. Em seguida, coloque um pouco de terra, jogue a semente ou encaixe a muda e complete com mais terra.

5. Use a criatividade com materiais recicláveis

O nosso quinto truque é usar materiais recicláveis. Você pode utilizar garrafa pet para fazer uma horta vertical. Para quem gosta de usar madeira, o caixote é uma excelente opção. Mas não se esqueça de lixar e pintar antes de utilizá-lo. Você também pode identificar o que é o que na frente do caixote. Para isso, passe uma mão de tinta lousa, deixe a tinta secar e escreva com o giz o que você plantou.

E tem mais opções com materiais recicláveis. Dá para fazer uma horta em alumínio ou com cano de PVC.  Pegue aquela calha que você não usa ou o cano de PVC, pinte com tinta spray da sua cor preferida e pronto, mais uma hortinha em sua casa!

E se você deseja que seu apartamento tenha uma decoração bem diferente, use pallets. Você encontra em lojas de departamento, que até disponibilizam os mais antigos, ou na Internet. Mas se a ideia é reaproveitar, faça sua horta em lata. Utilize latinhas grandes e pequenas, pinte cada uma delas e não se esqueça de escrever o que você plantou.

6  Tenha cuidado ao regar as plantas

Para plantar em casa e manter sua horta sempre bonita, você precisa de disposição para regá-la. Isso deverá ser feito em horários em que o sol não esteja muito forte, pois o calor prejudica a alimentação das plantas.

Agora que você aprendeu essas 6 dicas de como ter uma horta dentro de casa, que tal começar a preparar a sua? Inspire-se em nossas sugestões e mãos a obra!

Quer praticar a sustentabilidade? Baixe o nosso e-book e conheça um empreendimento que permite isso e muito mais!

Mondrian - Horizonte Construtora

 

Este post tem um comentário

  1. Gosto muito do artigo do seu site. Estarei acompanhando sempre.Grata!!!

Deixe uma resposta

Fechar Menu