Muitas pessoas compram um apartamento financiado e desejam comprar outro para investir ou até mesmo ter uma segunda opção de moradia. Mas você sabe como financiar um segundo imóvel?

Neste post vamos responder algumas dúvidas sobre o assunto. Aqui você vai saber se pode utilizar o Fundo de Garantia doTempo de Serviço (FGTS) para comprar a sua segunda moradia.

Outra dúvida que responderemos é se você pode financiar o segundo imóvel tendo quitado o primeiro no seu nome e se pode utilizar o Programa Minha Casa, Minha Vida para adquirir um segundo lar.

E aí, ficou interessado em saber as respostas para essas perguntas? Então, continue com a gente e leia até o fim o nosso artigo!

Posso utilizar o FGTS para comprar o segundo imóvel?

Você só poderá utilizar o FGTS para a compra desse novo imóvel se o seu atual não for localizado na mesma cidade onde você trabalha (ocupação principal), na mesma cidade onde você mora ou nas cidades que fazem divisa com o município que você mora ou trabalha.

Uma exceção para essa regra é se a sua participação no imóvel atual for igual ou menor do que 40%. Esse percentual deve constar na matrícula do apartamento ou da casa.

Se o primeiro imóvel quitado foi financiado com o FGTS, o segundo também pode?

Não é possível utilizar novamente o Fundo de Garantia se você possui um imóvel financiado em seu nome. A restrição ocorre mesmo se o seu imóvel antigo possuir um ou mais donos. No entanto, você terá que vender a construção para sacar o patrimônio e investi-lo em outros lugares.

Outra regra é em relação ao vendedor e comprador. Se você utilizou seu FGTS para comprar uma casa dentro de um período de 3 anos, você não poderá empregar seu saldo no imóvel em questão.

Entretanto, se você já tem um empreendimento em uma determinada cidade e aquele que você deseja adquirir não está localizado na mesma região metropolitana, você poderá financiar um segundo imóvel.

Para que essa regra tenha validade, você deve trabalhar ou residir em outra cidade sem ser a que o segundo imóvel esteja localizado. Por fim, a última regra é não ter um financiamento ativo no Sistema Financeiro de Habitação (SFH) em nenhuma parte do país.

Posso financiar um segundo imóvel tendo um quitado no meu nome?

A resposta para essa pergunta é sim! Porém, há algumas ressalvas que você precisa entender, como por exemplo, se planejar antes de assumir qualquer dívida de um financiamento. Em seguida, você deve calcular com exatidão o valor dos seus rendimentos líquidos, o valor dos seus gastos mensais e a sobra desse montante.

O montante é quanto você poderá dispensar para o pagamento desse financiamento. Você também deve acrescentar nesse cálculo as contas obrigatórias como luz e água, e deixar uma margem para possíveis aumentos. Mas faça de tudo para diminuir o valor dessas contas.

Já as contas supérfluas você deve cortá-las. Tenha o seu financiamento como prioridade e evite problemas com dívidas. Também é importante que você saiba que mesmo assinando um contrato, o imóvel só será de fato seu quando houver o pagamento da última parcela. Caso ocorra qualquer contratempo durante o financiamento ou tenha um atraso, o imóvel poderá ser tomado pela financeira.

Posso utilizar o Programa Minha Casa, Minha Vida?

O Programa Minha Casa, Minha Vida é exclusivo para quem não tem imóveis registrados em seu próprio nome. Além disso, ele serve apenas para você adquirir a sua moradia. Ou seja, caso você tenha outros imóveis registrados em seu nome, você não poderá utilizar o programa para adquirir outro bem. O programa também não serve para quem:

  • Possui nome no Cadastro Nacional de Mutuários, o CadMut;
  • Possui renda acima de 10 salários mínimos;
  • Já foi contemplado por programas habitacionais, mesmo que não possua mais o imóvel ou que tenha ocorrido há muitos anos.

Agora que você já viu se pode ou não financiar um segundo imóvel, poderá planejar melhor a sua vida e da sua família, não é verdade? Caso tenha mais dúvidas sobre o assunto, procure a construtora do seu apartamento ou casa e peça orientação!

Quer ler mais conteúdos como este? Acesse o nosso próximo post e conheça 4 detalhes que você deve considerar para contratar um financiamento imobiliário!

Mondrian - Horizonte Construtora

Deixe uma resposta

Fechar Menu