Escolher onde morar não é algo que se consegue da noite para o dia. A busca pela nova moradia exige muita pesquisa e análise dos diversos aspectos que envolvem os inúmeros imóveis disponíveis.

Dentre todos os fatores, o principal é decidir por uma construção que não atrapalhe sua rotina e nem a de sua família. Além disso, o preço da propriedade deve fazer jus às suas condições financeiras.

Mas, é claro que você não deve focar sua atenção apenas nessas questões. No conteúdo de hoje, você aprenderá como escolher onde morar de forma adequada. Confira as dicas que separamos a seguir.

1. Conheça a infraestrutura que o bairro oferece

Esse é um dos primeiros aspectos que você precisa analisar. Afinal de contas, é importante que o bairro desejado ofereça a infraestrutura necessária para que você e sua família tenham uma boa qualidade de vida.

Ao visitar a propriedade, preste bastante atenção em seus entornos. Veja se a região é bem iluminada, se as vias de acesso são seguras e fáceis de encontrar, se existe a disponibilidade de transporte público, entre outros.

A presença de comércio nas proximidades também é um ponto positivo. Morar perto de supermercados, escolas, academias, hospitais, farmácias, centros de lazer etc., facilitará muito a sua rotina. Caso precise de qualquer um desses serviços, não precisará se deslocar tanto.

2. Entenda como é a acessibilidade da região

Já que tocamos no ponto anteriormente, procure saber se o imóvel desejado está localizado em uma região de fácil acesso. Afinal, esse é outro aspecto essencial para escolher onde morar.

Caso você tenha um carro, confira as principais vias de acesso. Trace rotas de diversos pontos do bairro até a construção para saber se terá alguma dificuldade no caminho.

Outro fator que também precisa ser verificado é a disponibilidade e variedade de transporte público e táxis. Isso porque, mesmo que você e sua família não utilizem esses serviços, é muito provável que as pessoas que frequentarão a sua nova casa dependam deles e não querem ter dificuldades no trajeto quando forem lhe fazer uma visita.

3. Verifique como é a segurança do bairro

Certamente, essa é uma das questões mais cruciais desta lista. Você e sua família merecem viver em um local seguro, que permita a locomoção na maioria dos horários e ruas sem o risco de sofrer assaltos ou qualquer outra violência urbana.

É por essa razão que você deve ter muito cuidado na hora de escolher a nova moradia. Bairros muito movimentados, com comércio abundante são pontos positivos. Mas, em contrapartida, também são fatores que podem atrair bandidos.

Então, não poupe esforços e descubra se a localidade possui um bom sistema de vigilância, se existe um policiamento constante e, sobretudo, se não há perigo em fazer trajetos a pé. A segurança deve vir sempre em primeiro lugar.

4. Analise a qualidade das construções vizinhas

As características visuais de uma região podem dizer muito sobre a qualidade de vida que as pessoas têm ali e, possivelmente, que você terá. Geralmente, uma vizinhança com construções antigas e descuidadas são muito mais em conta do que as novas e conservadas.

Contudo, isso impacta diretamente na forma como os moradores vivem. Apesar do preço reduzido, a rotina nessas regiões pode ser bem complicada, fazendo com que o grande desconto no valor final do imóvel não compense.

Já as propriedades bem cuidadas e com preços mais elevados podem proporcionar uma ótima vivência para você e sua família, fazendo com que o alto custo tenha valido a pena.

De qualquer forma, somente você poderá tomar essa decisão. Uma sugestão é fazer uma visita aos dois locais em dias e horários alternados, além de conversar com antigos moradores. Isso lhe dará uma boa noção de como é a vida na vizinhança.

Saber como escolher onde morar é algo que exige muita pesquisa e dedicação. As dicas que citamos aqui lhe serão de grande ajuda, mas, caso você ainda se sinta inseguro para decidir, vale a pena contar com o apoio de uma corretora especializada.

Bom, agora que você aprendeu o que analisar antes de escolher sua nova casa, está na hora de dar o próximo passo: entre em contato conosco para receber mais orientações sobre esse importante processo!

 

cta-mondrian

Deixe uma resposta

Fechar Menu