No momento da busca por um investimento rentável, surgem grandes dúvidas. Seria melhor investir em um imóvel ou nas ações da bolsa de valores? Cada um deles possui um tipo de vantagem, mas a escolha final por um deles pode depender de diversos fatores que podem influenciar nessa decisão.

Uma grande diferença entre esses dois tipos de investimentos está na facilidade de compreender e de lidar com o seu investimento, você se sente mais seguro em investir em qual deles? E ao falar sobre eles, qual te passa mais segurança, os imóveis ou a bolsa? Você tem pessoas ao seu redor que possui alguma dessas ações? Já conversou com profissionais da área?

Separamos a seguir algumas informações que achamos importante e que podem ajudar na decisão de qual das opções de investimento poder ser melhor para você.

Segurança

Se você é inexperiente quando o assunto é investimentos é provável que você procure os serviços de um corretor de investimentos, e por uma questão de segurança ele pode te orientar a comprar um conjunto de ações para diversificar as suas opções na busca de resultados. Dentro dessas ações é possível que em algumas haja ganhos e em outras perdas, mas é impossível prever se os lucros serão pequenos ou grandes.

Diferente do investimento que pode ser feito em um leilão de imóveis, que é seguro e previsível. Você pode arrematar um apartamento por metade do seu calor de mercado e o revende por, no mínimo 40% a mais.

Estabilidade

 A bolsa de valores não é totalmente estável, pelo contrário, ela pode oscilar a cada momento, e tudo pode influenciar nessa oscilação, seja a política, o preço do dólar, os conflitos entre outros países, e cada um desses pontos pode te deixar de cabelo em pé pensando no medo da perca do dinheiro investido.

Entretanto quando se trata dos imóveis, as coisas são diferentes, você pode não entender de valores da bolsa e nem fazer ideia do que é a Ibovespa, mas se tratando de um imóvel a realidade está mais próxima, você viveu a vida toda em um, e no ato da compra tem a noção de que se comprar um apartamento em más condições terá que arcar com o valor das reformas, mas sabe também que se comprar um imóvel em um bairro em construção por um valor mais baixo, em pouco tempo ele pode ser valorizado. Garantindo assim a segurança de seu dinheiro.

E seu a venda do imóvel não te interessar por enquanto você pode optar pelo aluguel do imóvel, nesse caso todos os anos ocorre uma correção do valor, aumentando-o conforme a localização e o que ele oferece para os seus moradores, sendo assim, dos dois jeitos você pode garantir os seus lucros e a segurança do valor do seu investimento.

Enquanto a tendência da bolsa é a sua desvalorização, principalmente nesse momento de pandemia em que estamos vivendo, os valores agregados a bolsa tendem a baixar, o que prejudica os seus investidores que tem o seu dinheiro investido em suas ações. De uma hora para a outra é possível que você perca uma quantidade grande de dinheiro, ao mesmo tempo que em alta, você pode ganhar, assim não sendo estável os seus resultados.

O investimento na bolsa pode ser uma boa opção caso você não tenha medo de arriscar, mas o imóvel pode ser mais seguro e estável e você tem a garantia do que foi investido.

Sendo assim, quando pensar em investir no mercado imobiliário ou na bolsa a resposta ficará mais clara para você. Uma decisão mais segura, a longo prazo pode e tornar também mais rentável, aí é só ver a sua lucratividade crescer e o seu dinheiro bem investido.

Gostou desse post? Fique de olho no nosso blog, toda semana temos um post novo preparado para te ajudar em todas as suas dúvidas sobre o mercado imobiliário.

Deixe uma resposta