A decisão de comprar um imóvel é sempre muito importante e envolve uma série de aspectos que devem ser considerados. Um dos pontos que mais merece a atenção do comprador é a questão financeira, afinal de contas, um imóvel é um investimento de alto valor agregado. Por isso, um bom planejamento financeiro é indispensável se você pensa em adquirir uma casa ou apartamento. 

Confira agora dicas para se planejar financeiramente e saber se você tem as condições necessárias para adquirir seu imóvel.

Avalie sua renda 

O primeiro passo é avaliar a sua renda. Uma ótima maneira de realizar essa avaliação é fazer uma planilha com todos os seus gastos. Nela você deve incluir quanto dinheiro você costuma ter disponível, quais são os seus gastos fixos, quais podem ser cortados, o que pode ser reavaliado para não pesar muito no final do mês e o que pode ser poupado. Assim você conseguirá definir prioridades e distribuir melhor sua renda.

Algumas dicas nesse momento são: evite sair muito para comer, ou escolha restaurantes mais econômicos; se tiver TV a cabo, opte por um pacote mais barato; procure por programas de lazer mais em conta, como ir ao parque ou eventos de entrada franca; evite comprar por impulso; tente viajar menos, e quando viajar, dê preferência para destinos mais próximos e/ou econômicos. 

Ter uma visão geral da sua vida financeira já é um passo muito importante. Muitas vezes a organização das suas finanças já será suficiente para perceber que a compra do seu imóvel está mais perto do que imagina.  

Poupe 

Guardar dinheiro é uma das maneiras mais eficazes de ter recursos para adquirir um imóvel. O recomendável é poupar até 30% da sua renda todo mês. Assim você já começa a se acostumar a ter um valor do seu salário que será destinado para esse propósito. Além disso, será muito mais fácil pagar a entrada e as primeiras parcelas se você já tiver uma determinada quantia em mãos. 

Considere outras despesas 

Quando se toma a decisão de adquirir o primeiro imóvel, é muito comum que algumas pessoas não considerem outros custos que virão atrelados a ele. Com uma casa ou um apartamento próprios vêm outras responsabilidades, como IPTU, condomínio, as contas de água, luz, internet, além dos valores a serem pagos pela documentação do imóvel. Por esse motivo é preciso estar preparado(a) para arcar com todas as despesas.

Analise sua vida pessoal 

Sua vida pessoal pode ser um fator significativo para tomar essa decisão. Se você pretende se casar ou ter filhos é bom avaliar a situação financeira. Talvez seja melhor economizar no casamento, ou planejar melhor a chegada do bebê para que nada se torne um empecilho na hora da compra.  

Se você ainda está em início de carreira, adquirir um imóvel agora pode não ser uma ideia tão boa, pois poderá gerar limitações para um profissional que ainda não está completamente estável no mercado de trabalho, tanto pela questão financeira, quanto pelo fato de poder haver promoções, viagens e mudanças de cidade. 

No caso de ainda morar com os pais isso pode representar uma vantagem, pois provavelmente será mais fácil dividir os custos da casa e, consequentemente, conseguirá poupar mais. Além disso, contribuir com o pagamento das despesas em casa ajudará a se acostumar a ter uma parcela do seu orçamento destinada a essas necessidades. 

Negocie dívidas pendentes 

Dívidas são um dos problemas que mais te impedirão de poupar, por isso é melhor resolver essa questão antes de mais nada. Afinal de contas, enquanto tiver de quitar a dívida guardar dinheiro para o financiamento
será uma tarefa difícil. Procure negociar o que deve com as empresas, principalmente as de cartão crédito, que possuem um dos juros mais elevados. 

Muitas pessoas acham que não têm condição de adquirirem um imóvel por falta de planejamento financeiro, mas uma vez que se organizam percebem que esse sonho é mais fácil de ser realizado do que pensavam. Se você encontrar dificuldades, não hesite em procurar um corretor para, apresentar formas de pagamento, analisar sua situação e até mesmo te ajudar a montar sua planilha. Os corretores da Horizonte Construtora estão à sua disposição. 

Gostou desse artigo? Então talvez você se interesse em saber “Como utilizar o FGTS na compra do imóvel” clicando aqui.

Deixe uma resposta

Fechar Menu