Fazer o dinheiro render aplicando em imóveis é uma excelente decisão. Ao contrário do mercado de ações, por exemplo, seus rendimentos não sofrem tantas variações, além de ter ótima durabilidade e ser bastante seguro. Seja para ter uma renda estável com aluguéis ou para lucrar com a valorização, o número de investidores do segmento cresce gradativamente.

Contudo, para que as aplicações sejam feitas de forma eficiente, é necessário ter, pelo menos, um conhecimento básico sobre o mercado imobiliário, a fim de evitar erros simples ao investir em um imóvel. Decisões equivocadas podem gerar prejuízos enormes e isso é a última coisa que qualquer investidor deseja.

Por isso, no conteúdo de hoje, você verá quais erros você deve evitar para fazer investimentos de sucesso. Confira a seguir!

1. Comprar impulsivamente

Muitos investidores se veem empolgados com as inúmeras possibilidades do mercado imobiliário. Isso os leva a comprar por impulso, aplicando no primeiro empreendimento minimamente atraente que aparece.

Entretanto, é necessário ter muita cautela na hora de escolher os bens corretos, pois estamos lidando com um alto investimento que pode ter um impacto negativo nas finanças pessoais se não for feito com cuidado.

2. Se apegar à propriedade

Outro grande erro cometido nos investimentos em imóveis é deixar o emocional afetar as decisões estratégicas. Comprar uma propriedade para fins lucrativos é completamente diferente de adquirir uma nova residência para ser o seu lar ou um local de convívio. Pense que você obterá uma construção para fazer render seu dinheiro, portanto, essa transação deve ser sempre tratada de forma racional.

3. Acreditar que está livre de riscos

Mesmo que aplicar no mercado imobiliário seja um negócio muito rentável e bastante seguro, isso não significa que os investidores estão livres de riscos. Investir em imóveis é uma transação financeira como qualquer outra e, da mesma forma, precisa ser realizada com cautela. Lembre-se de que, apesar de baixos, os riscos existem e podem te gerar grandes prejuízos. Fique sempre atento a todos os detalhes das transações como o projeto e até o contrato.

4. Desconhecer o valor real do imóvel

Não saber o preço real de um empreendimento é mais um dos erros ao investir em um imóvel. Infelizmente, é comum encontrarmos no mercado imóveis superfaturados ou com valores muito abaixo da média. Assim, é essencial que seja feita uma avaliação imobiliária antes de fechar o negócio.

5. Ouvir demais a opinião de terceiros

Como dissemos inicialmente, é preciso se preparar para encarar o mercado imobiliário e dar início aos investimentos. Para isso, você, certamente, contará com o auxílio de outras pessoas, sobretudo daquelas que possuem mais experiência no setor.

Contudo, tome cuidado para não fazer aplicações seguindo a opinião de terceiros. Os conselhos são válidos e lhe ajudarão a escolher um caminho, mas, é você quem terá que lidar com todas as particularidades da transação.

6. Desconsiderar os custos com manutenção

Quando decidir aplicar seu dinheiro em um imóvel para fazê-lo render, tenha sempre em mente que os custos do investimento não envolvem apenas o valor da propriedade. Casas, apartamentos e quaisquer outras construções, precisam de reparos periodicamente; ainda mais se a unidade for usada.

Dessa maneira, depois de comprar o imóvel, saiba que também terá que arcar com o IPTU, a taxa de condomínio, de limpeza e manutenção em geral. Faça o seu planejamento levando esse aspecto em consideração.

7. Prejudicar a renda em prol dos investimentos

Antes de finalizar um negócio, avalie seriamente as consequências do novo investimento. A oferta pode parecer atrativa de início, mas, futuramente, se transformar em um agente causador de sérias dificuldades financeiras. Portanto, se planeje muito bem para que as suas aplicações não comprometam a sua renda. O objetivo dessas transações é melhorar a sua qualidade de vida, e não piorá-la!

Conhecer os erros ao investir em um imóvel é um dos primeiros passos para fechar negócios de sucesso e ter bons rendimentos. O conhecimento dos riscos, vantagens e desvantagens é que lhe ajudarão a tomar a decisões corretas. Procure sempre avaliar todos os aspectos de cada transação racionalmente. Com isso, você estará mais preparado para enfrentar esse mercado.

Gostou deste artigo? Então não perca tempo e baixe agora o nosso e-book para se tornar um especialista em investimentos imobiliários!

Deixe uma resposta

Fechar Menu