O momento de escolher os meios para adquirir uma casa própria é bastante delicado. Todas as alternativas precisam ser analisadas de acordo com a realidade da sua família para, então, tomar a melhor decisão. É possível adquirir um imóvel pagando à vista e por meio de um consórcio ou financiamento imobiliário. Para aqueles que estão com o intuito de optar pelo financiamento ou consórcio, é importante saber que cada um deles possui diferenças fundamentais.

Assim, no conteúdo de hoje, você conhecerá um pouco mais sobre essas modalidades para poder escolher a que mais lhe trará vantagens na compra do seu novo lar. Continue acompanhando e confira!

1. Consórcio

Em suma, um consórcio imobiliário nada mais é do que um grupo de pessoas que se comprometem a autofinanciar a compra de imóveis. Diversas pessoas assumem o compromisso de pagar mensalmente uma parcela de um montante que corresponde a uma carta de crédito de determinado valor.

Nessa modalidade não há a cobrança de juros, mas a de uma taxa administrativa que varia em torno de 1,8%. Não é preciso comprovar renda no consórcio e o valor da apólice é corrigida pelo INCC — Índice Nacional de Custo da Construção.

A grande vantagem dessa categoria é que, por não sofrer reajustes com juros anuais, o custo das mensalidades não é tão alto e o preço da propriedade no fim do contrato não se distanciará tanto do valor inicial. E se você não tem urgência em adquirir um novo imóvel, o consórcio pode lhe servir muito bem.

Por outro lado, sua maior desvantagem é que a contemplação acontece por meio de lance ou sorteio. Caso você não tenha condições financeiras para dar um lance no primeiro sorteio, as chances de obter a propriedade novamente dependerá da sorte; pode tanto conseguir a residência no primeiro mês ou apenas depois do fim do contrato.

2. Financiamento

Decidir entre o consórcio ou financiamento imobiliário envolve muitas variáveis. O financiamento consiste na liberação de um limite de crédito junto ao banco, que sofre reajustes de juros — 5% a 13% ao ano — e correções monetárias. Inicialmente, o comprador precisa pesquisar o mercado para encontrar o empreendimento que mais lhe agrada.

Depois de tirar uma média dos valores, pode-se fazer simulações de financiamentos nos bancos para ter uma noção do montante a ser levantado envolvido nas prestações cobradas. A partir disso, o indivíduo seleciona o melhor financiamento para o seu bolso e parte para o levantamento da documentação requisitada pelos credores, como a comprovação de renda.

A maior vantagem dessa categoria é que, para quem tem pressa de comprar um imóvel, o financiamento pode ser a opção ideal. Depois de feita a análise de crédito pelo banco e conseguida a liberação do limite de crédito, a propriedade já fica disponível para uso imediatamente.

Por outro lado, com todas as cobranças de juros e reajustes monetários, as parcelas mensais podem pesar no seu orçamento, além do custo final do imóvel aumentar bastante em relação ao seu valor inicial.

3. Principais diferenças

Como você deve ter notado, a principal diferença entre adquirir uma residência por financiamento ou por consórcio é o período de posse da propriedade. Enquanto no financiamento você poderá acertar a compra da nova casa de imediato, no consórcio você dependerá da condecoração da administradora com a carta de crédito.

Dessa forma, você terá que avaliar qual é a melhor opção de acordo com a sua disponibilidade de tempo, condições financeiras, necessidades e interesses. A urgência em conquistar a casa própria pode compensar os valores cobrados pelo financiamento; em contrapartida, se estiver em uma situação financeira menos favorecida, talvez seja mais benéfico esperar um pouco mais e pagar prestações menores com o consórcio.

Até aqui, certamente você entendeu que escolher entre um consórcio ou financiamento imobiliário vai depender das suas condições. Equilibre as suas preferências com o que é possível fazer no momento, analise todos os aspectos dessas transações e decida sabiamente.

Agora que você já aprendeu como funciona o consórcio e o financiamento imobiliário, não perca tempo e entre em contato conosco para tornar realidade o seu sonho da casa própria!

Mondrian - Horizonte Construtora

Deixe uma resposta

Fechar Menu