Para realizar a compra de um imóvel é necessário passar por uma série de processos que garantem que todo o procedimento ocorra sem que surjam empecilhos. Um desses passos é certificar-se de que toda a documentação referente à compra e ao imóvel está correta.
Para ter certeza de que você e a construtora estão em dia com todos os documentos exigidos nós preparamos esse post, então continue acompanhando para deixar tudo preparado na hora de comprar o seu imóvel.
Confira os documentos da construtora
Não é apenas com a sua documentação que você precisa se preocupar, por isso certifique-se de que a construtora também cumpre com todas as exigências para vender o imóvel em questão. Esse cuidado garante mais segurança ao realizar a compra. Alguns dos documentos aos quais você deve se atentar são:
– Matrícula atualizada do imóvel;
– Certidão de IPTU (incluindo a situação fiscal junto à Prefeitura);
– O Habite-se e a Planta aprovada pelos órgãos oficiais e assinada por um engenheiro ou arquiteto responsável;
– Cópia do CNPJ;
– Certidão de quitação de tributos de contribuições federais;
– Cópia autenticada do contrato social;
– Certidões negativas (entre elas: Executivos fiscais, municipais e regionais; Justiça do Trabalho; Cartório de Protesto; Falência e concordata; CND/INSS; Justiça Federal e Ações Cíveis);
Também é importante procurar saber se a construtora possui certificações de qualidade, como a ISO 9001, que comprova que a empresa cumpre requisitos que a tornam apta a oferecer seus serviços, e também a PBPQ-H, que estrutura o setor da construção civil.
Documentos do comprador
Assim como a construtora, o comprador também deve apresentar provas para assegurar à construtora de que pode realizar a compra. Os documentos que você deverá apresentar nesse caso são:
– CPF;
– RG;
– Comprovante de renda;
– Estrato Bancário;
– Declaração de Imposto de Renda;
– Comprovante de residência do endereço atual;
– Certidão de estado civil e escritura pública de pacto antenupcial (se houver);
Caso for utilizar o FGTS na compra do imóvel você pode conferir tudo o que vai precisar clicando aqui.
Outro aspecto que merece atenção nessa etapa é o Memorial Descritivo. Esse documento deve ser apresentado pela construtora e apresenta em detalhes todas as características que irão compor o empreendimento. Você pode entender tudo sobre este documento no nosso artigo “Entenda o que é memorial descritivo de imóveis”.
Por fim, confira com cuidado todas as particularidades do contrato antes de assinar. Ele deve conter informações como RG/CNPJ de ambas as partes; o valor do imóvel em questão; a forma de pagamento; o valor da entrada e das parcelas (incluindo o juros); a comissão da imobiliária/corretor; o valor de multas que possam ser cobradas, entre outros detalhes.
Agora que você já sabe quais são os documentos necessários para a compra do seu imóvel, leia o nosso artigo e saiba se você tem condições de comprar um imóvel clicando aqui