Quem está acostumado a investir no ramo imobiliário sabe dos desafios que envolvem alugar, comprar ou colocar um imóvel à venda. Apesar do mercado aquecido, é preciso perícia para saber aproveitar as oportunidades e reconhecer quando não será lucrativo aplicar o dinheiro.

Durante o processo de comercialização de uma propriedade, por exemplo, aparecerão inúmeros visitantes interessados em comprá-la. E para conseguir um bom valor de venda ou aluguel, é possível melhorar os detalhes que influenciam na valorização do imóvel.

Então, foi pensando em te ensinar a utilizar esse recurso, que elaboramos o conteúdo de hoje. Aqui, você verá dicas de como valorizar ainda mais a sua construção antes de vendê-la. Confira!

1. Mantenha o imóvel sempre limpo

Obviamente, o imóvel deve estar em ótimo estado de conservação e limpeza para que você possa disponibilizá-lo no mercado. Por isso, faça uma vistoria completa e se certifique de que não há rodapés soltos, pinturas rachadas, infiltrações, cômodos sujos ou qualquer outro fator que influencie negativamente a decisão dos futuros compradores.

Caso encontre alguma falha, vale a pena contratar empresas especializadas em reparos ou até apostar em uma pequena reforma, se necessário. Uma boa estética e um espaço higienizado ajudará a vender a propriedade mais rápido, além de evitar possíveis problemas de contrato com os novos donos.

Outro motivo para investir na apresentação do imóvel é para conseguir competir em um cenário de muitas ofertas. A possibilidade de prováveis compradores encontrarem construções semelhantes e mais conservadas pelo mesmo preço que a sua é muito grande quando este segmento está aquecido. Então, não tenha medo de melhorar os aspectos da sua propriedade; isso te poupará de meses de espera.

2. Seja flexível

Na hora de colocar o seu imóvel à venda, é importante determinar um valor bom para negociação. Isso porque, mesmo com todas as melhorias realizadas, você deve tomar cuidado para não colocar um preço muito acima da média do mercado. Valores altos demais podem distanciar possíveis compradores, fazendo com que a sua propriedade fique encalhada.

Então, a dica é pesquisar. A internet é uma excelente ferramenta de busca; nela, você pode procurar o preço médio dos imóveis semelhantes ao seu para ter uma noção do quanto cobrar e aplicar um valor justo para fechar um bom negócio.

Diferentes fatores influenciam no custo de uma construção; localização, segurança, acessibilidade, entre outros. Por isso, esteja atento a essas particularidades antes de precificar seu imóvel.

3. Mantenha a documentação em dia

Antes de tentar vender o seu imóvel, existe uma série de documentos que precisam estar formalizados, de modo a evitar quaisquer problemas, como o contrato de venda/aluguel da propriedade que devem constar todos os termos de locação e de compra; a duração da locação — se estiver alugando —, o valor do imóvel, as possibilidades de reajuste de preço, as cláusulas de manutenção, etc.

Além disso, você também deve ter em mãos a carteira de identidade, CPF e comprovante de domínio do imóvel. Caso esteja comercializando a propriedade como pessoa jurídica, também é necessário ter o contrato social da empresa e o número do CGC — Cadastro Geral de Contribuintes.

4. Capriche na divulgação

Como dissemos acima, a internet é uma ótima ferramenta de pesquisa. E como se trata de um canal extremamente amplo e versátil, você pode utilizá-la para divulgar a disponibilidade do seu imóvel.

Portanto, tire fotos de todos os cômodos da construção. Certifique-se de que tudo esteja em ordem antes de fotografar e registre o maior número de detalhes, espaços completos e em diferentes iluminações. As pessoas dificilmente se interessam por algo que não conseguem acessar visualmente, então, não economize nas fotos e escolha portais adequados para promover a propriedade.

Contudo, caso prefira promover a venda do imóvel no tradicional caderno de classificados, talvez seja uma boa abordagem contar com a ajuda de consultoras. Tais empresas são especialistas em elaborar táticas de venda e, certamente, poderão montar uma boa estratégia para divulgar a sua construção.

Antes de colocar o imóvel à venda, é fundamental que ele tenha uma excelente apresentação para que você consiga bons lucros. Portanto, é imprescindível seguir as dicas que citamos aqui. Ao fazer isso, você será capaz de vender a propriedade mais rápido e ganhar rendimentos acima do esperado.

E, então, gostou deste artigo? Para continuar tendo acesso às nossas dicas sobre o mercado imobiliário, nos siga no Facebook, Instagram e Youtube!

 

Deixe uma resposta

Fechar Menu