A decisão de vender um imóvel e lucrar com ele nunca é tomada deliberadamente. Tanto os investidores mais experientes do mercado imobiliário quanto os iniciantes precisam avaliar inúmeros fatores antes de anunciar a venda do seu bem. E quando esse segmento passa por instabilidades, fica ainda mais difícil prever os ganhos e prejuízos.

Segundo os dados do portal Viva Real, houve uma queda de 5,1% no preço médio da venda de imóveis no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Belo Horizonte. Aliada a essas informações, está a baixa demanda para compra de novas propriedades devido à crise econômica.

Contudo, é possível driblar esse cenário não tão promissor e encontrar ótimas oportunidades de vender imóveis e continuar obtendo lucros. Assim, continue acompanhando este post e veja como identificar o momento ideal!

Fique atento às oscilações de mercado

Observar as oscilações do mercado é, talvez, a dica mais importante deste conteúdo. Principalmente para quem quer vender um imóvel e comprar outro, acompanhar essas mudanças é indispensável.

Isso porque, numa situação em que há muita variação de preços, é comum que os investidores escolham esperar a chegada de períodos mais estáveis para fechar bons negócios. Entretanto, avaliar os valores em si é mais eficiente do que esperar a ‘crise passar’.

Se os preços estiverem em alta, significa que os compradores terão que desembolsar um montante maior para adquirir um novo imóvel. Mas, para quem deseja vender, a propriedade gerará mais lucros do que o esperado.

É por essa razão que esperar um momento mais estável do mercado imobiliário não faz muito sentido quando se trata da compra e venda de construções. Basta analisar quando vender será mais lucrativo e quando comprar custará menos.

Observe os preços de aluguéis

Já para aqueles que desejam apenas vender um imóvel e lucrar com ele, a análise de mercado é um pouco diferente. Nesse caso, aguardar um melhor momento é a solução mais indicada; vender uma propriedade durante a queda de valores é risco real.

Observe os valores por região; apesar de os dados exibirem uma análise ampla de cidades e estados, não é incomum encontrar bolhas imobiliárias em determinados locais. Portanto, mesmo que o diagnóstico para aquele município não seja promissor, você pode encontrar áreas com ótimas oportunidades de venda.

Uma dica para fazer essa leitura mais eficientemente é acompanhar os preços dos aluguéis da região desejada. Saiba que os valores cobrados por aluguel variam entre 0,8% a 1% do preço total do imóvel. Então, se uma construção avaliada em R$100.000,00 for alugada por R$400,00, significa que o valor de venda pode estar alavancado.

Avalie o cenário da economia

Como você já deve saber, as condições do mercado imobiliário são diretamente influenciadas pelo cenário econômico do país. Em tempos de desaceleração econômica, a demanda por novas propriedades é baixa e os preços para a venda não são atrativos.

Portanto, mesmo que você tenha decidido vender agora o seu imóvel, esse pode não ser o momento mais oportuno. Os seus objetivos de investimento devem estar sempre em harmonia com a conjuntura econômica de onde se encontra.

Dessa forma, não poupe tempo e estude os acontecimentos e mudanças ocorridas no mercado imobiliário e na economia como um todo. Analise as prováveis perdas e os possíveis ganhos com negociações; busque sempre o melhor cenário para comprar ou vender um imóvel para lucrar devidamente.

Tome decisões racionalmente

Por fim, vale ressaltar que é essencial não se deixar levar pela emoção na hora de tomar decisões de investimento. Lembre-se de que você aplicou em determinado empreendimento para aumentar seus ganhos e não para uso pessoal.

Assim, evite se basear em seus gostos e preferências quando for comprar ou vender uma propriedade. Esses aspectos devem ser levados em conta quando influenciarem nos preços finais.

Vender um imóvel e lucrar com ele não é um processo simples. Além de considerar os melhores momentos para a venda, você também precisa analisar se é mais lucrativo vender a construção ou continuar alugando por um determinado período. É só colocar em prática tudo o que lhe mostramos até agora que, certamente, fará a escolha certa.

Agora que você entendeu como avaliar o mercado imobiliário para tomar decisões mais eficientes de investimento, baixe o nosso ebook e se torne um especialista no assunto!

Este post tem 2 comentários

  1. Olá,
    Recomendo vivamente o seu blog/site.
    Gostei muito do seu Post.
    Obrigado
    Pedro Miguel

  2. Recomendo vivamente o seu blog/site.
    Achei-o de excelente qualidade.
    Obrigado
    Ana

Deixe uma resposta

Fechar Menu